A CIDADE COMO PROBLEMA E ESPAÇO DE REINVENÇÃO NA OBRA DA BANDA CIDADÃO INSTIGADO
Palavras-chave:
Cidadão Instigado, Fortaleza, Cidade, Sujeitos Periféricos, Estética da ComunicaçãoResumo
Buscamos nos aproximar da produção musical da banda de rock cearense Cidadão Instigado e de dados biográficos para investigar como sua obra processa a presença da cidade seja como: I- problema, ou II- espaço de reinvenção. Iniciaremos por investigar a questão da cidade e suas experiências desiguais (sob a lente do fenômeno da globalização), depois refletiremos sobre certa produção musical da década de 1990 que nasce afetada pela problemática urbana e, por último, nos demoraremos na obra da banda Cidadão Instigado e como podemos notar a materialização e transformação da cidade como espaço desigual a partir de suas músicas. São elas: “O caboré e o presidente”, do disco Ciclo da Dê.Cadencia (2002) e “Fortaleza”, do disco Fortaleza (2015).
Referências
REFERÊNCIAS
CASTRO, Ricardo; CATATAU, Fernando; GALLAS, Dustan. A história oral de uma Fortaleza interior. São Paulo: Trabalho Sujo, 22 de julho de 2007. Disponível em: <http://trabalhosujo.com.br/a-historia-oral-de-uma-fortaleza-interior/> Acesso em: 15 set. 2020.
CORAÇÃO, Claudio; VIEIRA, William David. Representatividade de uma periferia: contracultura e "treta" entre Racionais MC's e Carlinhos Brown. In: SOARES. Rosana de Lima; SILVA, GISLENE. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP, 2018. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/259/230/1027-1. Acesso em: 30 abr. 2020.
D’ANDREA, Tiarajú Pablo. A Formação dos Sujeitos Periféricos: Cultura e Política na Periferia de São Paulo. 2013. 308 f. Tese de Doutorado - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humana, Universidade de São Paulo, 2013. Disponivel em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/publico/2013_TiarajuPabloDAndrea_VCorr.pdf> Acesso em: 10 set. 2020.
DAMASCENO, Francisco José Gomes. As cidades da Juventude em Fortaleza. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, Volume 27, Número 53, p.215-242, 2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbh/a/5t8SPLNx6sxhLRNNyXQfSkr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28 jul. 2021.
FISHER, Mark. Capitalist Realism: Is There no Alternative? Winchester: 0 Books, 2009.
FRITH, Simon, Performing rites: on the value of popular music. Cambridge/Massachussets: Harvard University Press, 1996.
FURTADO, Mailson. À cidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017.
MACIEL, Anna Emília. A (re)produção do espaço no grande mucuripe, em Fortaleza, Ceará, Brasil. In: Geosaberes, Volume 6, Número 3, p. 469 - 478, 2015. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/489>. Acesso em: 28 jul. 2021.
MEIRELLES, Claudia. “Mucuripe”, primeiro sucesso de Belchior, ganhou prêmio em Brasília. Brasília: Metrópoles, 03 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/musica/mucuripe-primeiro-sucesso-de-belchior-ganhou-premio-em-brasilia> Acesso em: 15 set. 2020.
PRYSTHON, Ângela. Utopias da Frivolidade. RECIFE: Cesarea, 2014.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2001.
TESSER, Paula. Mangue Beat: Húmus cultural e social. In: Logos: Comunicação e Universidade, Rio de Janeiro, Volume 14, Número 1, p.70-83, 2007. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/15232> Acesso em: 28 jul. 2021.
VICENTE, Eduardo. A vez dos Independentes (?): Um olhar sobre a produção musical independente do país. In: E-Compós, Volume 7, Junho de 2006. Disponível em:< https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/download/286/291> Acesso em: 10 set. 2020.
ZERO QUATRO, Fred. Caranguejos Com Cérebro (manifesto). Recife: Memorial Chico Science, 1992. Disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/chicoscience/textos_manifesto1.html> Acesso em: 15 set. 2020.
REFERÊNCIAS MUSICAIS
CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Sony Music
(Chaos), 1994.
CIDADÃO INSTIGADO. Cidadão Instigado. Fortaleza: Independente, 1998.
_____________. Fortaleza. São Paulo: Independente, 2015.
_____________. O Ciclo da Dê.Cadência. São Paulo: INSTITUTO, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.