DO OFÍCIO À ARTE: ASPECTOS DE PRODUÇÃO E MONTAGEM EM THE MAN WHO SOLD THE WORLD DE DAVID BOWIE

Autores

  • José Cesar Fernandes Gomes Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" UNESP Campus de Franca

Palavras-chave:

David Bowie, Underground londrino, Experimentação musical.

Resumo

Lançado em novembro de 1970, o álbum The Man Who Sold The World, do músico britânico David Bowie, se situava em um contexto em que a utopia hippie do “verão do amor” já entrava em um processo de desconfiguração, e o rock como uma forma de expressão que abarcava diversos aspectos musicais ligados a contracultura já se incorporava profundamente à cultura de massa. Desse modo, trazemos à discussão uma análise  do disco The Man Who Sold The World a partir dos aspectos de produção e de montagem do objeto. Nesse sentido, assim como grande parte dos discos do final da década de 60 e começo de 70, o LP em questão, faz parte de um conjunto de produções que tem como características fundamentais relacionadas a sonoridade das músicas, o desenvolvimento de experimentações com instrumentos e tecnologias em estúdio. Assim, a discussão é feita a partir da análise da conduta de David Bowie a respeito da experimentação musical e seu diálogo com as práticas musicais contemporâneas ao lançamento de seu álbum The Man Who Sold The World.

Referências

1 BIBLIOGRAFIA

ATKINSON, Peter James. The Contrasting Soundscapes of Hull and London in David Bowie’s Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Popular Music History, 10 (1). pp. 46- 61. ISSN 1740713. 2017.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. BUCKLEY, David. Strange Fascination. David Bowie: The Definitive Story. Londres: Virgin Books, 2005.

BYRNE, David. How Music Works. Canongate. London, 2012.

CHAPPLE, Steve; GAROFALO, Reebee. Rock & Indústria: História e política da indústria musical. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 1989.

DIAS, Marcia Tosta. – Os Donos da Voz: Indústria Fonográfica e Mundialização da Cultura. São Paulo. Boitempo, 2000.

DIAS, Marcia Tosta. Quando o todo era mais do que a soma das partes: álbuns, singles e os rumos da música gravada. In: Revista Observatório Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, nº 13, 2012. p. 69.

DIAS, Marcia Tosta. Sociologia da música gravada: o trabalho do produtor musical. In: Ciências Sociais em Diálogo. 2 – Sociedade e suas imagens. São Paulo: Editora Fap Unifesp, 2014, p. 77-100.

DOGGETT, Peter. The Man Who Sold the World: David Bowie and the 1970s. Harper Perennial. New York. 2012.

FINNIGAN, Marry. Psychedelic Suburbia: David Bowie and the Beckenham Arts Lab. Jorvik Press. Portland OR. 2016

FRIEDLANDER, Paul. Rock’n’Roll: Uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FRITH, Simon. Sound Efeccts: Youth, Leisure and the Politics of Rock ‘n’ Roll. New York: Pantheon Books, 1981.

FRITH, Simon. CORRIGAN, Paul. The politics of youth culture. Birminghan. In: HALL, Stuart. JEFFERSON, Tony. Resistance Through Rituals: Youth subcultures in post-war Britain. Harper Collins Academic. 1975.

FRITH, Simon. HORNE, Howard. Art Into Pop. London. Methuen and Co. Ltd. 1987. FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band: Uma Colagem de Sons e Imagens. Revista de História e Estudos Culturais, [S. l.], Janeiro/Fevereiro/Março 2008.

GRUNENBERG, Christoph. HARRIS, Jonathan. Summer of Love: Psychedelic Art, Social Crisis and Counterculture in the 1960s. Liverpool. Liverpool University Press. 2005.

GOODWIN, Andrew. FRITH, Simon. On Record: Rock, Pop & the Written Word. Taylor & Francis. New York. 2005.

HICKS, Michael. Sixties Rock: garage, psychedelic, and other satisfactions. Chicago. Marston Book Services Limited. 2000.

KEALY, Edward R. FROM CRAFT TO ART: The Case of Sound Mixers and Popular Music. 1979. In: FRITH, Simon. GOODWIN, Andrew. ON RECORD: Rock, Pop and the Written Word. Taylor & Francis Group. New York. 2005.

MERHEB, Rodrigo. O Som da Revolução: Uma história cultural do rock, 1965 - 1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MILES, Barry. London Calling: A Countercultural History of London since 1945. London: Atlantic Books, 2010.

MOLINA, Sérgio. Música de Montagem: A composição de música popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações editora, 2018.

NELSON, Elizabeth. The British Counter-Culture, 1966-73: A Study of the Underground Press. London: THE MACMILLAN PRESS LTD, 1989.

PEGG, Nicolas. The Complete David Bowie. London: Titan Books, 2011.

PERONE, James E. The words and music of David Bowie. London: Praegers Publishers, 2007.

ROBERTS, Mike. How Art Made Pop and Pop Became Art. Lonodn: Tate Publishing Ltd. 2019.

ROSZAK, Theodore. O Infinito de Imitação: O uso e abuso da Experiência Psicodélica. In: ROSZAK, Theodore. A Contracultura: Reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Rio de Janeiro: Editora Vozes LTDA, 1972.

SIMONELLI , David. Working Class Heroes: Rock Music and British Society in the 1960s and 1970s. London: Lexington Books, 2013.

VISCONTI, Tony. Tony Visconti: Bowie, Bolan and the Brooklyn Boy. Harper Collins Publishers. London. 2017.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

2 FONTES Jornais e Revistas:

FINNIGAN, Mary. An interview with David Bowie. International Times, London, v. 1, n. 62, 15-21 ago. 1969. p. 14-15. Disponível em: http://www.internationaltimes.it/archive/WebImages/IT_1969-08-15_B-IT-Volume-1_Iss- 62_014-015.jpg. Acesso em: 26 junho. 2019.

PITT, Arthur . Underground music is dead! Long live pop. International Times, London, v. 1, n. 72, 28 jan - 11 fev. 1970. p. 13. Disponível em: http://www.internationaltimes.it/archive/WebImages/IT_1970-01-28_B-IT-Volume-1_Iss- 72_013.jpg. Acesso em: 26 junho. 2019.

Discografia principal:

DAVID BOWIE. David Bowie. London: Decca Music Group Ltd Release., 1967. 1 CD (31min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. David Bowie (aka Space Oddity). London: Warner Music Group Company., 2015 [remasterizado do LP original de 1969]. 1 CD (46min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. Five Years (1969-1973). London: Warner Music Group Company., 2015. 10 CDs (8h 46min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. Hunky Dory. London: Warner Music Group Company., 2015 [remasterizado do LP original de 1971]. 1 CD (41min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. Space Oddity. London: Warner Music Group Company., 2019 [remasterizado do single original de 1969]. 1 CD (17min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. The Man Who Sold The World. London: Warner Music Group Company., 2015 [remasterizado do LP original de 1970]. 1 CD (41min.). Disponível no Spotify.

DAVID BOWIE. The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars. London: Warner Music Group Company., 2012 [remasterizado do LP original de 1972]. 1 CD (38min.). Disponível no Spotify.

Discografia de apoio:

THE BEATLES. Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band. London: Apple Corps., 2017 [remasterizado do LP original de 1967]. 4 CDs (203min.). Disponível no Spotify.

T. REX. Electric Warrior. London: Universal International Music B.V., 1971. 1 CD (55min.). Disponível no Spotify.

THE VELVET UNDERGROUND, NICO. The Velvet Underground & Nico 45th Anniversary (Deluxe Edition). London: UMG Recordings, Inc., 2012 [remasterizado do LP original de 1967]. 2 CDs (2h 31min.). Disponível no Spotify.

3 MATERIAL AUDIOVISUAL

BOWIE, David. David Bowie: Finding Fame. Direção: Francis Whately. DVD, 91 min. SHOWTIME. BBC Studios. UK. 2019.

RED BULL MUSIC ACADEMY. Tony Visconti on David Bowie's Berlin Trilogy, the Harmonizer and More | Red Bull Music Academy. Youtube, 12 abr. 2018. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=ukJOnHlCx6M&t=6583s>. Acesso em: 21 de julho de 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Fernandes Gomes, J. C. (2021). DO OFÍCIO À ARTE: ASPECTOS DE PRODUÇÃO E MONTAGEM EM THE MAN WHO SOLD THE WORLD DE DAVID BOWIE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5231

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow