DO OFÍCIO À ARTE: ASPECTOS DE PRODUÇÃO E MONTAGEM EM THE MAN WHO SOLD THE WORLD DE DAVID BOWIE
Palavras-chave:
David Bowie, Underground londrino, Experimentação musical.Resumo
Lançado em novembro de 1970, o álbum The Man Who Sold The World, do músico britânico David Bowie, se situava em um contexto em que a utopia hippie do “verão do amor” já entrava em um processo de desconfiguração, e o rock como uma forma de expressão que abarcava diversos aspectos musicais ligados a contracultura já se incorporava profundamente à cultura de massa. Desse modo, trazemos à discussão uma análise do disco The Man Who Sold The World a partir dos aspectos de produção e de montagem do objeto. Nesse sentido, assim como grande parte dos discos do final da década de 60 e começo de 70, o LP em questão, faz parte de um conjunto de produções que tem como características fundamentais relacionadas a sonoridade das músicas, o desenvolvimento de experimentações com instrumentos e tecnologias em estúdio. Assim, a discussão é feita a partir da análise da conduta de David Bowie a respeito da experimentação musical e seu diálogo com as práticas musicais contemporâneas ao lançamento de seu álbum The Man Who Sold The World.
Referências
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DAVID BOWIE. The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars. London: Warner Music Group Company., 2012 [remasterizado do LP original de 1972]. 1 CD (38min.). Disponível no Spotify.
Discografia de apoio:
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T. REX. Electric Warrior. London: Universal International Music B.V., 1971. 1 CD (55min.). Disponível no Spotify.
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3 MATERIAL AUDIOVISUAL
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