ETHOS DO JORNALISMO NO SÉCULO 21: MODELO DE NEGÓCIO, PROFISSÃO E GÊNERO

Autores

  • Luana Teixeira de Souza Cruz

Resumo

Este artigo discute o ethos do jornalismo como instituição no século 21 sob a perspectiva do modelo de negócio, profissão de jornalista e gênero jornalístico. São expostos os traços de caráter em discursos sobre o jornalismo como “imagem de si” e outros elementos que sinalizam para um ethos de exiguidade. Em cada um dos três eixos que guiam este estudo é possível perceber a construção de discursos de insuficiência e pequenez, além de um contexto de crise epistemológica que contribui para a ideia de escassez do jornalismo. O artigo aponta possibilidades de mudanças para essa instituição que se encontra em ponto de “tormenta perfeita”.

Biografia do Autor

Luana Teixeira de Souza Cruz

Mestre em Estudo de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e jornalista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Cruz, L. T. de S. (2016). ETHOS DO JORNALISMO NO SÉCULO 21: MODELO DE NEGÓCIO, PROFISSÃO E GÊNERO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/522

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Artigos