RITA LEE E A JORNADA DA HEROÍNA ROCK'N'ROLL

Autores

Palavras-chave:

jornada da heroína, narraqtiva feminina, biografia, Rita Lee

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a obra “Rita Lee: Uma autobiografia” (2016) a partir da narrativa da Jornada da Heroína, proposta por Murdock (1990). O diálogo entre as obras se justifica pela necessidade de pensar e fomentar narrativas femininas. Essas contribuem com novas perspectivas sobre o mundo, as mulheres e as próprias protagonistas. Para isso, foi abordada a construção das subjetividades a partir dos relatos de vida femininos no gênero biográfico. O recorte da Jornada da Heroína não abrange todos os meandros na aventura da realidade, mas permite observar como os arquétipos feminino e masculino se manifestam na narrativa de Rita Lee.

Biografia do Autor

Jéssica Feijó, UFPB

Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e graduada em Comunicação social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba.

Gloria Rabay, UFPB

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero; Mulher, participação política e processos eleitorais; Gênero, ensino superior e feminismo acadêmico; Jornalismo e Histórias de Vida; Direitos Humanos e Direitos das Mulheres. No campo do jornalismo pesquisa o diálogo entre as narrativas biográficas nas Ciências Humanas e no Jornalismo. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM/UFPB e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo PPJ/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH/UFPB

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia de Letras, 2009.

ALBUQUERQUE, Ananda Zambi de. Rita em quatro tempos: uma análise de perfis jornalísticos de Rita Lee. 2018. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Curso de Jornalismo, Porto Alegre – RS, 2018. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/190036>. Acesso em 20 dez. 2020

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea.

Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BARTSCH, Henrique. Rita Lee mora ao lado: uma biografia alucinada da rainha do rock. 1ed. São Paulo: Panda Books, 2006

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.

LEE, Rita. Rita Lee: uma autobiografia. São Paulo: Globo, 2016.

MARTINEZ, Monica. Jornada do herói: a estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo.São Paulo: Annablume, 2008.

MEDEIROS, Stéfanie Garcia. A Jornada da Heroína: estrutura narrativa para roteiros de ficção. 2019. 151 p. Dissertação (Mestrado em Escrita Criativa) – Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Letras, Porto Alegre – RS. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8514. Acesso em: 18 dez. 2021.

MUGNAINI JUNIOR, Ayrton. O futuro me absolve. São Paulo: Nova Sampa Diretriz editorial, 1995.

MURDOCK, Maureen. The heroine’s journey. Boulder, Colorado: Shambhala

Publications, 1990.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Feijó, J., & Rabay, G. (2021). RITA LEE E A JORNADA DA HEROÍNA ROCK’N’ROLL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5112

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow