QUE BELO! NOTAS SOBRE A RESSIGNIFICAÇÃO DA FOTOGRAFIA DE CATÁSTROFE
Resumo
Quando notícias e imagens de guerra circularam o mundo, poderia-se acreditar que tais fotografias teriam algum efeito social à favor da paz ou estimulariam determinada repulsa à guerra (SONTAG, 2003). Imagens que registram momentos de dor, sofrimento e violência parecem ainda possuir lugar privilegiado por mobilizar pessoas, visibilizar dramas, evocar posicionamentos políticos e sociais. Aqui, o objeto deste tipo fotografia é a maior cheia do Rio Acre, no Estado do Acre, vivida no primeiro semestre de 2015, quando o nível do rio chegou a 18 metros e afetou mais de 130 mil pessoas. A enchente alterou todo o funcionamento do estado ao fechar supermercados, escolas, agência dos Correios, prejudicar o abastecimento de água potável e de energia. Dezenas de fotografias eram compartilhadas diariamente nas redes sociais na internet. Neste trabalho, consideramos que as fotografias selecionadas resultam de uma cobertura ou trabalho de registro - documental/jornalístico - de uma das maiores calamidades vividas no Acre. Localizadas no Facebook, focamos nas interações em torno de tais imagens, ou seja, nos comentários e expressões dos usuários da rede social. Estranhar o trágico que, simultaneamente, é belo, na fotografia, não é algo novo. Estes aspectos revelam nuances documentais que, segundo André Rouillé (2009), dizem de uma "magia do verdadeiro", de "enunciados de verdade". Identifica-se manifestações de vislumbre, evidenciando imagens que parecem deslocar o olhar do observadores para um esquecimento do que têm diante de si.Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro; Nova Fronteira, 1990.
CUNHA, Euclides da. À margem da história. São Paulo: Martins Fontes, 1999
FRANÇA, Renné Oliveira. Acontecimento. In: FRANÇA, Vera Veiga; MARTINS, Bruno Guimarães; MENDES, André Melo (orgs). Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
FRANÇA, Vera. O acontecimento e a mídia. In: Galáxia. n. 24, p. 10-21. PUC-SP, 2012.
G1. Foto chocante de menino morto revela crueldade de crise migratória. São Paulo, setembro de 2015. Disponível em: < http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/foto-chocante-de-menino-morto-vira-simbolo-da-crise-migratoria-europeia.html>, acesso em novembro de 2015.
MARGARIDO, Silvio. Começou a chover com essa imagem da 6 de agosto. Facebook. 2 de março de 2015. Disponível em: <https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=1010400152308311&set=pb.100000150070966.-2207520000.1444158573.&type=3&theater>. Acesso em novembro de 2015.
PÁGINA DE MEU SONHO NÃO TEM FIM. “Aprendemos a voar como pássaros, a nadar como peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos.” - Martin Luther King: Facebook, 6 set. 2015. Disponível em: <https://www.Facebook.com/meusonhonaotemfim/photos/a.269022046452359.64130.260174230670474/997595306928359/?type=3&__mref=message_bubble>. Acesso em nov. 2015.
ROUILLÉ, André. A fotografia - entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
VALE, Vale. RIO BRANCO - NÍVEL DO RIO ACRE. Facebook. 4 de março de 2015a. Disponível em: <https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=10200212238623935&set=pb.1691296662.-2207520000.1444743189.&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-xpf1%2Fv%2Ft1.0-9%2F11020264_10200212238623935_1457754276100210133_n.jpg%3Foh%3Df65e4573c45518acc742e4b38f470c6a%26oe%3D568E254E%26__gda__%3D1452183345_956bf9f26c5282eccf6f6685e06c354b&size=960%2C662>. Acesso em novembro de 2015.
VALE, Sérgio. Situação dramática que vive o município de Brasiléia. Facebook. 24 de fevereiro de 2015b. Disponível em: <https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=10200190688285190&set=pb.1691296662.-2207520000.1444743189.&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-xpf1%2Ft31.0-8%2F11021423_10200190688285190_5621425824665946429_o.jpg&smallsrc=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-xpf1%2Fv%2Ft1.0-9%2F11021078_10200190688285190_5621425824665946429_n.jpg%3Foh%3D8141a25809f00237a028045f2324210e%26oe%3D56852F19%26__gda__%3D1456341862_53fc5e4b1c73f0aa9b2ed24a94803ffd&size=2000%2C968>. Acesso em novembro de 2015.
VICENTTI, Marcos. Bom dia!! (...). Facebook. 31 de março de 2015. Disponível em: <https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=800857413323859&set=a.348710478538557.81263.100001988232337&type=3&theater>. Acesso em novembro de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.