UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO NO FILME SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS: A CRISE QUE ABALOU A IGREJA CATOLICA

Autores

  • Valeria Melo UFAM
  • Graciene Universidade do Estado do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Jornalismo investigativo. Cinema. Spotlight

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre o jornalismo investigativo e sua prática no filme Spotlight: segredos revelados, do diretor Tom McCarthy. A obra cinematográfica narra o processo de investigação da equipe de repórteres do jornal The Boston Globe que resultou na revelação de um dos maiores casos de abuso sexual infantil dentro da igreja católica. Para embasar nosso referencial teórico, utilizamos obra de Sequeira (2005) que discorre sobre as características do jornalismo investigativo; Senra (1997) para falarmos sobre a representação jornalismo e da prática jornalística no cinema; Pereira Junior (2006), sobre a construção de reportagem especializada; Bucci (2000), a respeito do código de ética na profissão, além de outras bases teóricas essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Nosso percurso metodológico consistiu em identificar como se construiu a reportagem investigativa no objeto de estudo, a partir da análise de cenas e sequências. Percebe-se que a prática do jornalismo investigativo apresentado no filme, assemelha-se a pratica jornalística evidenciada por autores da área jornalística.

Biografia do Autor

Graciene, Universidade do Estado do Amazonas - UFAM

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) com estudo sobre a adaptação cinematográfica do livro-reportagem Na natureza selvagem. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com o trabalho Vídeo Digital: uma alternativa à produção cinematográfica digital em Manaus (AM) . É professora de jornalismo no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), campus da Ufam em Parintins. Tem experiência de 11 anos na área de jornalismo com atuação nas redações dos jornais A Crítica, Diário do Amazonas, A Notícia, Jornal do Commercio e O Estado do Amazonas, como repórter, subeditora e/ou editora. Trabalhou ainda como assessora de políticos e empresas, produzindo informativos (textos, fotos e diagramação). Ministra disciplinas relacionadas à produção de texto jornalístico e ao cinema. Pesquisa Livro-reportagem, Jornalismo Literário, Cinema no Amazonas e Adaptação Cinematográfica. Orienta trabalhos de Iniciação Científica sobre a representação da prática jornalística em filmes de ficção e a adaptação de livros-reportagens para o cinema.

Referências

AMBRÓSIO, M. C.; GAVIRATI, V. F.; SIQUEIRA, G. S. Cinema e Jornalismo: uma análise da representação da prática jornalística em filmes. XIII Intercom Norte – Belém, PA – 1 a 3/5/2014. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2014/resumos/R39-0221-1.pdf. Acesso em 23/07/2020.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Tradução Marcelo Felix. 3. ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia: 2013 (Coleção de Bolso)

BERGER, Crister. (org) Jornalismo no Cinema. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2002.

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. Companhia das Letras. São Paulo, 2000.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

LOPES, D. F.; PROENÇA, J. L. Jornalismo Investigativo. São Paulo, Publisher Brasil, 2003.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematogrradução Paulo Neves; revisão técnica Sheila Schvartzman. São Paulo. Brasiliense, 2013.

PEREIRA JUNIOR. L. C. A apuração da notícia. Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis, Ed. Vozes, 2009.

PEREIRA JUNIOR. L. C. Guia para a edição jornalística. Petrópolis. Ed. Vozes, 2006.

SANTOS, Marcelle Khouri. Um olhar sobre o jornalismo. Disponível em http://repositório.ufsc.br/handle/123456789/93428/272126.pdf?sequence=1&isAllowed=y

SENRA, Stella. O Último Jornalista: Imagens de cinema. São Paulo, 1997.

SEQUEIRA, C. M. de. Jornalismo Investigativo: O fato por trás da notícia. São Paulo: Ed.Summus. 2005.

NOGUEIRA, Paulo. O inventor do jornalismo investigativo. Diário do Centro do Mundo, Rio de Janeiro, 20 de junh. 2015. Opinião. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/oinventor-do-jornalismo-investigativo-por-paulo-nogueira/. Acesso em: 28 mar. 2020.

CODIGO de ética dos jornalistas brasileiros. Fenaj, 2020. Disponível em: https://fenaj.org.br/wpcontent/uploads/2014/06/04 codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf. Acesso em: 20 abr.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Melo, V., & de Siqueira , G. S. (2021). UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO NO FILME SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS: A CRISE QUE ABALOU A IGREJA CATOLICA . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4963

Edição

Seção

Artigos