UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO NO FILME SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS: A CRISE QUE ABALOU A IGREJA CATOLICA
Palavras-chave:
Jornalismo investigativo. Cinema. SpotlightResumo
Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre o jornalismo investigativo e sua prática no filme Spotlight: segredos revelados, do diretor Tom McCarthy. A obra cinematográfica narra o processo de investigação da equipe de repórteres do jornal The Boston Globe que resultou na revelação de um dos maiores casos de abuso sexual infantil dentro da igreja católica. Para embasar nosso referencial teórico, utilizamos obra de Sequeira (2005) que discorre sobre as características do jornalismo investigativo; Senra (1997) para falarmos sobre a representação jornalismo e da prática jornalística no cinema; Pereira Junior (2006), sobre a construção de reportagem especializada; Bucci (2000), a respeito do código de ética na profissão, além de outras bases teóricas essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Nosso percurso metodológico consistiu em identificar como se construiu a reportagem investigativa no objeto de estudo, a partir da análise de cenas e sequências. Percebe-se que a prática do jornalismo investigativo apresentado no filme, assemelha-se a pratica jornalística evidenciada por autores da área jornalística.
Referências
AMBRÓSIO, M. C.; GAVIRATI, V. F.; SIQUEIRA, G. S. Cinema e Jornalismo: uma análise da representação da prática jornalística em filmes. XIII Intercom Norte – Belém, PA – 1 a 3/5/2014. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2014/resumos/R39-0221-1.pdf. Acesso em 23/07/2020.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Tradução Marcelo Felix. 3. ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia: 2013 (Coleção de Bolso)
BERGER, Crister. (org) Jornalismo no Cinema. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2002.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. Companhia das Letras. São Paulo, 2000.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LOPES, D. F.; PROENÇA, J. L. Jornalismo Investigativo. São Paulo, Publisher Brasil, 2003.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematogrradução Paulo Neves; revisão técnica Sheila Schvartzman. São Paulo. Brasiliense, 2013.
PEREIRA JUNIOR. L. C. A apuração da notícia. Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis, Ed. Vozes, 2009.
PEREIRA JUNIOR. L. C. Guia para a edição jornalística. Petrópolis. Ed. Vozes, 2006.
SANTOS, Marcelle Khouri. Um olhar sobre o jornalismo. Disponível em http://repositório.ufsc.br/handle/123456789/93428/272126.pdf?sequence=1&isAllowed=y
SENRA, Stella. O Último Jornalista: Imagens de cinema. São Paulo, 1997.
SEQUEIRA, C. M. de. Jornalismo Investigativo: O fato por trás da notícia. São Paulo: Ed.Summus. 2005.
NOGUEIRA, Paulo. O inventor do jornalismo investigativo. Diário do Centro do Mundo, Rio de Janeiro, 20 de junh. 2015. Opinião. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/oinventor-do-jornalismo-investigativo-por-paulo-nogueira/. Acesso em: 28 mar. 2020.
CODIGO de ética dos jornalistas brasileiros. Fenaj, 2020. Disponível em: https://fenaj.org.br/wpcontent/uploads/2014/06/04 codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf. Acesso em: 20 abr.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.