GÊNERO E SEXUALIDADE FEMININA SOB O SIGNO DA MULHER-MÁQUINA EM METROPOLIS E EX MACHINA
Palavras-chave:
Cinema, Ciborgue, Ciência, Ginoide, GéneroResumo
Tendo por base os filmes Metropolis (1927), de Fritz Lang, e Ex Machina (2015), de Alex Garland, o presente artigo tem como objetivo apurar de que modo é que a figura do cientista soberbo (um arquétipo masculino) emprega instrumentos de natureza científico-tecnológica com o intuito de criar seres, com inteligência artificial, cujo gênero é feminino. A investigação procura examinar a forma como, através da criação de uma mulher-máquina, os cientistas tentam compreender os engenhos da sexualidade feminina tendo em vista dominá-la e torná-la uma mera extensão de si próprios. De igual modo, é tido em conta a maneira como ambas as representações das mulheres-máquina refletem as ansiedades sociais vividas tanto na década de vinte do século passado, como atualmente.
Referências
HARAWAY, Donna. “A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late 20th Century”, In Weiss, J., Nolan, J., Hunsinger, J., Trifonas, P. Dordrecht: Springer (Orgs). International Handbook of Virtual Learning Environments. Dordrecht: Springer, pp. 117–158, 2006
HENKE, Jennifer. ““Ava’s body is a good one”: (Dis)Embodiment in Ex Machina”. American, British and Canadian Studies, nº29, pp. 126-146, 2017.
HOFFMANN, E.T.A. Tales of Hoffmann. trad. R. J. Hollingdale. Londres: Penguin, 1982.
HOOK, Derek. “Psychoanalysis, sexual difference and the castration problematic”, In Shefer, Tamara; Boonzaier, Floretta; Kiguwa, Peace (Orgs). The Gender of Psychology. Lansdowne: Juta and Company Lt, pp. 45-59, 2006.
HUYSSEN, Andreas. “The Vamp and the Machine: Technology and Sexuality in Fritz Lang’s Metropolis.” New German Critique, Wisconsin: Duke University Press, nº24-25, pp. 221-237. 1982.
MULVEY, Laura. “Visual Pleasure and Narrative Cinema.” In Braudy, Leo; Cohen, Marshall (Orgs). Film Theory and Criticism: Introductory Readings. New York: Oxford UP, pp. 833-44, 2009.
OVÍDIO. Metamorfoses. trad. Paulo Farmhouse Alberto. Lisboa: Cotovia, 2007.
RUPPERT, Peter. “Fritz Lang's Metropolis and the Imperatives of the Science Fiction Film.” Seminar: A Journal of Germanic Studies, nº 37, pp. 21-32, 2001.
SHELLEY, Mary. Frankenstein: or the Modern Prometheus. Londres: Oxford University Press, 1969.
FILMOGRAFIA
GARLAND, Alex (2015), Ex Machina. A24. Estados Unidos da América.
LANG, Fritz (1927), Metropolis. Universum Film. Alemanha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.