REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, DESINFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE PALMAS - TO
Palavras-chave:
Gênero, Igualdade, Desinformação, Plano Municipal de EducaçãoResumo
Após a aprovação do Plano Nacional de Educação (2014), a discussão sobre gênero nas escolas enfrentou resistência religiosa e política fomentada por informações falsas por todo o Brasil. Neste cenário, a prefeitura municipal de Palmas – TO aprovou o Plano Municipal de Educação (PME) em 2016, sem abordar questões sobre identidade de gênero e proibiu discussões a este respeito nas escolas municipais. Em 2020 o Supremo Tribunal Federal derrubou esta proibição, permitindo que estudantes sejam orientados sobre gênero e sexualidade. Este artigo busca debater as percepções sociais coletivas sobre gênero em Palmas-TO (2017/2018) e as desinformações sobre o tema no contexto da proibição da discussão do tema nas escolas. A pesquisa valeu-se do método quantiqualitativo, com a aplicação de questionário estruturado, destinado à população palmense de 16 a 65 anos. Por meio das respostas e de ferramentas metodológicas da análise do Discurso do Sujeito Coletivo pode-se verificar se a hipótese do desconhecimento sobre a temática “gênero” por boa parte dos participantes, e pouca relação entre as suas ideias e as manifestações expressas pelos representantes na Câmara Municipal no que diz respeito à discussão do assunto nas escolas.
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