REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE MULHERES GORDAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA

Autores

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinho, Turma da Mônica, Gordofobia, Desenho de Personagens

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a representação de personagens gordas em histórias em quadrinhos a partir da narrativa e desenho de personagens gordas das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Turma da Tina e Turma da Mônica Jovem, dos estúdios de quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções. Tendo em vista a estigmatização do corpo gordo feminino e sua estereotipização na mídia, que contribui para o reforço da gordofobia. A análise de abordagem qualitativa das personagens foi baseada em aporte teórico sobre os aspectos técnicos de desenho de personagens em quadrinhos (MCCLOUD, 1995; BARBIERI, 2017) e sobre a estigmatização do corpo gordo (GOFFMAN, 2019; ARRUDA, 2019).

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Gillet, PPGCOM UFPA

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), graduada em Design pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propaganda em Publicidade (Gruppu), atua na linha de pesquisa Comunicação e HQ: consumo e convergências narrativas. E-mail: fabiana.gillet@gmail.com

Luiz Cezar Silva dos Santos, PPGCOM UFPA

Doutor em História PUC/SP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA), Líder do Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade (Gruppu). E-mail: lzcezar@ufpa.br

Referências

AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de design criativo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

ARRUDA, Agnes de Sousa. O Peso e a Mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade. 2019. 116 f., Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Paulista, 2019.

BARBIERI, Daniele. As Linguagens dos Quadrinhos. Trad. Thiago de Almeida Castor do Amaral. São Paulo: Peirópolis, 2017.

BOFF, Ediliane de Oliveira. De Maria a Madalena: representações femininas nas histórias em quadrinhos. Tese (Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CHAGAS, Luciana Zamprogne. Agora nós crescemos: a construção social da adolescência nos quadrinhos Turma da Mônica Jovem. 2013. 177 f., Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

_______. Narrativas Gráficas. Trad. Leandro Luigi. São Paulo: Devir, 2005.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Trad. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

JIMENEZ, Maria Luisa Jimenez. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismo. 2020. 237 f., Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea – Comunicação e Mediações culturais) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Trad. Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis: Vozes 2007.

LUYTEN, Sonia Bibe (org.) Histórias em Quadrinhos. Leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

MACIEL, Felipe Tessarolo; KUROKI, William Shigeto Rocha. Usos do design gráfico nas histórias em quadrinhos. Revista Científica Faesa, Vitória, ES, v. 13, n. 1, p. 28-32, 2017.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Trad. Helcio de Carvalho, Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books, 1995.

SANTOS, Fernanda Simplicio dos; SANTOS, Maria Andreia dos; RODRIGUES, Isadora Meneses. Baixinha, Gordunha e Dentuça: análise do projeto Donas da Rua da Turma da Mônica. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 39, 2016, São Paulo. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016. Acesso em: 21 jun 2020.

VERGUEIRO, Waldomiro. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2017.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Trad. Waldea Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Oliveira Gillet, F., & Cezar Silva dos Santos, L. . (2021). REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE MULHERES GORDAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4923

Edição

Seção

Artigos