RUÍDOS DO CARNAVAL: POLÍTICA, CULTURA E PAISAGENS SONORAS DOS BLOCOS DE RUA DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
cultura sonora, paisagem sonora, ruído, ruído urbano, carnaval de ruaResumo
Neste trabalho, realizamos uma etnografia sonora de dois roteiros de blocos de carnaval de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo, observados em 2019. Discutindo o conceito de ruído e seu uso para regular e ordenar comportamentos sociais, interpretamos os fluxos e os ruídos que compõem a paisagem sonora destes blocos. O objetivo é compreender seu significado para a formação dos espaços da festa e como este ruído, de presença constante, é elemento central da cultura carnavalesca de ocupação das ruas. Assim, relatamos nossa experiência de vivenciar a composição de conversas, gritos, anúncios, instrumentos e outros sons que constituem uma cultura sonora do carnaval, inspiradora de disputas sobre a presença humana nas cidades e signo dos acirramentos políticos efervescentes no Brasil. Apontamos para a centralidade da voz nessas ocupações da rua e pontuamos a distinção entre as duas cidades: a potência melódica das bandas no Rio e o corte intenso da música amplificada em São Paulo.
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