DISPUTA NO TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PLANEJAMENTO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE VITÓRIA NO JORNAL A GAZETA

Autores

  • Mayra Belem Tavares de Brito Universidade do Estado do Espírito Santo
  • Rafael Paes Henriques Universidade do Estado do Espírito Santo

Palavras-chave:

Jornalismo, A Gazeta (Jornal), Parque Tecnológico de Vitória, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Este estudo buscou fazer uma análise inicial sobre como o projeto do Parque Tecnológico de Vitória foi acompanhado e noticiado pelo jornal A Gazeta, num período relativamente recente, com o objetivo de analisar os discursos dos atores envolvidos na implantação do Parque, num momento específico, bem como os seus desdobramentos. Para isso, foram levantadas publicações de janeiro de 2016 a setembro de 2019, quando ocorreu a mobilização e a votação para definir a modalidade de uso, se misto ou exclusivo, do território dedicado ao Parque no Plano Diretor Urbano (PDU). A Análise Crítica do Discurso foi aplicada em dois textos selecionados, sob a ótica de Fairclough (2001), como instrumento teórico-metodológico, contemplando proposições descritivas do corpus, quanto ao gênero e formato, indicando que o tema pode ter sido subnoticiado, considerando a relevância da pauta para a cidade e para o estado do Espírito Santo, mediante a necessidade de incentivar a criação de alternativas para o desenvolvimento econômico por meio da ciência, da inovação e da tecnologia. Pela análise inicial, os debates políticos e econômicos qualificados não foram priorizados, dando espaço aos embates e disputas que indicam possíveis intenções e interesses envoltos em relações de poder socialmente estabelecidas.

Referências

BRANDÃO, Helena. Introdução à análise de discurso. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2004. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/27905/19977. Acessado em 10 de outubro de 2019.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5ª edição. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2002.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução de ngela M. S. Corrêa. 2. ed. 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2012.

DIJK, Teun A. Van. Discurso, notícia e ideologia - Estudos na análise crítica do discurso. Universidade do Minho, Edições Húmus, 2017.

FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa científica. 2012. Disponível em http://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/download/47728/51460. Acessado em 15 de setembro de 2019.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

PINTO-COELHO, Zara. Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: afinam pelo mesmo diapasão. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2017/18. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, Covilhã, 2019.

FERNANDES, Vilmara. Venda de imóveis pode esperar PDU de 2028. Jornal A Gazeta, Vitória, 20 de março de 2018. Disponível em https://www.agazeta.com.br/es/gv/grupo-dadalto--venda-de-imoveis-pode-esperar-pdu-de-2028-0318. Acesso em 20 de junho de 2020.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org. e trad. de Roberto Machado. 18. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1969.

FRANÇA, Vera Veiga; GUIMARÃES, César. Experimentando as narrativas no cotidiano. IN:_________ (Orgs). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.89-108.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAESBAERT, Rogério. Definindo território para entender a desterritorialização. In: O mito da desterritorialização, do “fim dos territórios” à multiterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia. (orgs). Metodologia de pesquisa em Jornalismo. 3a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Jornalismo e configuração narrativa da história do presente. In: Revista Eletrônica e-compós. Edição 1, dezembro de 2004.

RAFESTIN, Claude. O território e o poder. In: Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

REIS, Ruth; ZANETTI, Daniela. Comunicação e territorialidades: Em torno do poder e da cultura. In: ZANETTI, Daniela; REIS, Ruth (Orgs.) Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias. 1. ed. VITÓRIA: EDUFES, 2018. v. 1.

SACK, Robert David. O significado de territorialidade. In: DIAS, Lila C.; FERRARI, Maristela. Territorialidades humanas e redes sociais. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2013.

SAQUET, M. A. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

SEIXAS, Lia. Redefinindo os gêneros jornalísticos. LabCom Books, Covilhã, 2009

SCHMITZ, Aldo Antonio. Classificação das fontes de notícias. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2010.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2. ed., 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Belem Tavares de Brito, M., & Paes Henriques , R. . (2021). DISPUTA NO TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PLANEJAMENTO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE VITÓRIA NO JORNAL A GAZETA . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4901

Edição

Seção

Artigos