REPRESENTAÇÃO E PROTAGONISMO NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (2012-2015): QUE PROTAGONISMO NEGRO É ESSE?

Autores

  • Luana Ruy Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Representação Social, Estudos Culturais e Pós-Coloniais, Teledramaturgia brasileira, Protagonismo negro

Resumo

As telenovelas brasileiras historicamente reproduziram estereótipos racializados. Diante disso, buscou-se compreender de que maneira o protagonismo negro tem ecoado na mídia, a partir da trajetória e também das principais características dos personagens negros que compõem o elenco de duas telenovelas brasileiras contemporâneas, sendo elas: Lado a Lado (2012) e Babilônia (2015). Tendo arcabouço teórico os Estudos Culturais e Pós-coloniais, e como ferramenta metodológica as técnicas da Análise de Conteúdo, compreendeu-se que a contemporaneidade foi marcada pelo debate sobre relações raciais, especialmente no que toca o acúmulo de uma legislação antirracista, no entanto, na grande mídia brasileira as questões sobre representação e protagonismo negro ainda permanecem ancoradas em moldes narrativos que correspondem a cadeias de significados racializados sobre o sujeito negro. Em síntese, o protagonismo negro presente em Lado a Lado (2012) e em Babilônia (2015) se constitui como um importante elemento na reflexão sobre representação, mas, não se pode perder de vista que os personagens negros ainda são construídos com base nos referenciais coloniais que racializam e retiram, em grande medida, possibilidades de ser e de agenciar suas experiências no mundo.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Ruy, L. (2021). REPRESENTAÇÃO E PROTAGONISMO NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (2012-2015): QUE PROTAGONISMO NEGRO É ESSE?. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4899

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Artigos