RESENHA - MIDIATIZAÇÃO: UMA IDEIA PARA O FUTURO QUE DESVELA O PRESENTE
Palavras-chave:
Midiatização; Religião; Ciências da ComunicaçãoResumo
As primeiras duas décadas do século XXI nos fizeram observar um maior aprofundamento da presença das mídias e de novas tecnologias comunicacionais na tecitura social. Elas passaram a penentrar cada vez mais as estruturas institucionais das sociedades contemporâneas, e oferecem espaços e oportunidades de interação aos atores sociais a partir de novos contratos de comunicação. É evidente que grande parte desse processo se deve justamente à popularização das redes sociais digitais, mas há, também, a sua coexistência com os meios massivos e sistemas comunicacionais impulsionados por inteligência artificial (AI), o que ajuda a amplificar a complexificação da comunicação em nossas sociedades conectadas. Esse contexto impõe aos pesquisadores novos e diversos desafios que já não são mais passíveis de serem superados por perspectivas clássicas das Teorias da Comunicação, como as Mediações, exigindo que os fenômenos sociais e comunicacionais sejam observados a partir de novos ângulos, e analisados lançando-se mão de um novo ferramental metodológico.
Referências
TUDOR, Mihaela Alexandra; BRATOSIN, Stefan. La Médiatisation – Nouveaux défis pour les sciences et la societé. Paris: L’Harmattan, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.