CARTOGRAFIAS POSSÍVEIS: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Fabrício Lopes da Silveira Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Epistemologia da Comunicação; Teorias da Comunicação; Pesquisa em Comunicação; Cartografia; Campo da Comunicação.

Resumo

Escrito em primeira pessoa, dando tom de ensaio ao roteiro de uma fala feita por ocasião do encontro remoto do GP Teorias da Comunicação da Intercom, em dezembro de 2020, o artigo problematiza certas características e implicações de quatro estudos – apresentados no evento – cuja proposta é cartografar o campo da Comunicação, entendendo-o como disciplina científica e espaço de formulações epistemológicas.

Biografia do Autor

Fabrício Lopes da Silveira, Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jornalista. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação. Vinculado hoje, como pós-doutorando, ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BUCH, Alfonso. Reseña de El Leviathan y La Bomba de Vacío. Hobbes, Boyle y la vida experimental, de Steven Shapin y Simon Schaffer. Redes, vol. 12, núm. 23, marzo, Universidad Nacional de Quilmes Buenos Aires, Argentina, 2006, pp. 200-204.

ECO, Umberto. A vertigem das listas. Rio de Janeiro: Record, 2010.

HARAWAY, Donna Jeanne. Modest_Witness@Second_Millennium. FemaleMan©_Meets_OncoMouse™. Feminism and technoscience. New York: Routledge, 1997.

JERÔNIMO, Francisco Rafael. LGBTQI+ nos estudos brasileiros da Comunicação e do Jornalismo. Um mapeamento das produções acerca do tema. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 01 a 10 de dezembro de 2020. Salvador: Intercom, 2020.

KITTLER, Friedrich. Discourse networks 1800/1900. Stanford – CA: Stanford University Press, 1990.

MARTINO, Luis Mauro Sá. A materialidade dos usos da teoria: esboço de uma cartografia das revistas científicas de Comunicação. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 01 a 10 de dezembro de 2020. Salvador: Intercom, 2020.

ROSÁRIO, Nísia Martins do. Cartografia na comunicação: questões de método e desafios metodológicos. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (orgs.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, v. 1, p. 175-194.

ROSÁRIO, Nísia Martins do; COCA, Adriana Pierre. A cartografia como um mapa movente para a pesquisa em comunicação. Comunicação & Inovação (OnLine), Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), São Caetano do Sul / SP, v. 19, p. 34-48, 2018.

ROSÁRIO, Nísia Martins do; AGUIAR, Lisiane Machado. Pluralidades metodológicas: a cartografia aplicada às pesquisas de audiovisual. Comunicación, v. 1, p. 1262-1275, 2012.

SALGADO, Tiago; MATTOS, Maria Ângela; OLIVEIRA, Marina. O pensamento comunicacional na Intercom: anais do GP Teorias da Comunicação de 2018 e 2019. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 01 a 10 de dezembro de 2020. Salvador: Intercom, 2020.

SOBRENOME, NOME DO AUTOR. Mecanosfera / Monoambiente. Porto Alegre: Zouk, 2020.

SHAPIN, Steven; SCHAFFER, Simon. Leviathan and the Air-Pump: Hobbes, Boyle, and the experimental life – including a translation of Thomas Hobbes, Dialogus physicus de natura aeris by Simon Schaffer. Princeton: Princeton University Press, 1985.

_______. El Leviathan y la Bomba de Vacío. Hobbes, Boyle y la vida experimental. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2005.

TELLES, Márcio. Kittler na Universidade: a “expulsão do humano das Humanidades”. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 01 a 10 de dezembro de 2020. Salvador: Intercom, 2020.

VARGAS-MONROY, Liliana. De testigos modestos y puntos cero de observación: las incômodas intersecciones entre la ciencia y la colonialidad. Tabula Rasa, Bogotá / Colombia, no.12: 73-94, enero-junio 2010, pp. 73-94.

WOTTRICH, Laura; MAZER, Dulce; MONTEIRO, Maria Clara; CRAVEIRO, Pamela; VIEGAS, Paula. A metodologia na prática de pesquisa em Comunicação: análise de teses e dissertações da região sul. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 01 a 10 de dezembro de 2020. Salvador: Intercom, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Lopes da Silveira, F. (2021). CARTOGRAFIAS POSSÍVEIS: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4880

Edição

Seção

Artigos