A PERSONIFICAÇÃO DA NOVA DIREITA BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS ELEITORES DE JAIR BOLSONARO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2018

Autores

  • Matheus Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Nova Direita, Personas, Jair Bolsonaro, Campanha presidencial

Resumo

As manifestações populares ocorridas entre 2013 e 2016, o crescimento da Frente Parlamentar Evangélica e a proliferação de narrativas conservadoras adotadas através das plataformas de redes sociais, resultaram na efervescência e desenvolvimento da nova direita brasileira. Entendendo que existem poucos estudos em torno dos eleitores desse novo movimento político, este artigo buscou elucidar quem são estes personagens. Para isto, foi utilizado o método Persona, uma das principais ferramentas do design (COOPER, 2011), além de pesquisas exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. A partir da análise das informações coletadas pelo DataFolha (2018), Ibope (2018) e pelo Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2018), que elucidaram quais são os grupos de eleitores interessados em eleger Jair Bolsonaro para Presidência do Brasil em 2018, foi possível concluir que existem quatro Personas que esclarecem os perfis dos eleitores pesquisados.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Pereira, M. (2021). A PERSONIFICAÇÃO DA NOVA DIREITA BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS ELEITORES DE JAIR BOLSONARO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2018. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4796

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Artigos