ANÁLISE DA SÉRIE LA CASA DE PAPEL POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E TRANSMIDIÁTICA

Autores

  • Luiz Guilherme de Brito Arduino Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

La Casa de Papel, Análise, Relações dialógicas, Transmidiática

Resumo

La Casa de Papel é considerada um fenômeno de audiência junto ao público jovem, dialogando com diversos discursos, momentos históricos e aspectos culturais. Assim, o presente artigo busca analisar a série por uma perspectiva dialógica e transmidiática. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui um caráter interpretativista com abordagem qualitativa. Verificou-se que a série apresenta um fluxo de conteúdos que circulam em diversas plataformas, os quais são produzidos de forma transmidiática tanto pelos profissionais responsáveis pela produção e circulação da série, como pelos fãs, o que caracteriza fazer parte da Cultura Participativa e da Inteligência Coletiva. Ademais, La Casa de Papel estabelece relações dialógicas com inúmeros enunciados (que estão sempre relacionados a outros enunciados anteriores e aqueles que ainda estão por vir) gerando efeitos de sentidos que só podem ser analisados no contexto de enunciação (BAKHTIN, 2003).

Biografia do Autor

Luiz Guilherme de Brito Arduino, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Pós-graduado em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Referências

ARDUINO, L. G. de B. Análise de séries por uma perspectiva dialógica e transmidiática: uma proposta para o Ensino Médio. Dissertação (mestrado) apresentado ao Departamento de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade de Taubaté (UNITAU), 2020.
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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Arduino, L. G. de B. (2021). ANÁLISE DA SÉRIE LA CASA DE PAPEL POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E TRANSMIDIÁTICA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4787

Edição

Seção

Artigos