DIFERENÇAS ENTRE O POPULAR E O POP: O CINEMA DE SUPER-HERÓIS COMO PARTE INTEGRANTE DE UMA CULTURA SEGMENTADA

Autores

Palavras-chave:

Cultura; Cultura Popular; Cultura Pop; Cinema; Super-heróis.

Resumo

Cultura Pop e Cultura Popular por muitas vezes são apresentadas como sinônimos e caracterizadas pelo termo “pop,” como uma abreviação de popular. O presente artigo busca identificar os pontos de semelhança e diferenciação entre os conceitos. Para isso, utiliza os Estudos Culturais como base, ao apresentar sua perspectiva sobre cultura e principalmente suas vertentes teóricas acerca do popular. A Cultura Pop é apresentada por meio de autores que caracterizam seus elementos constitutivos e sua dinâmica articulação com a Cultura Popular. O cinema de super-herói é utilizado aqui como objeto empírico, já que a convenção midiática o insere como Cultura Pop. Como principais resultados, foi observado que o cinema de super-herói possui os elementos que o identificam como Cultura Pop, principalmente relacionado aos vínculos afetivos e aos valores de distinção, herdando muitas dessas características de outra mídia da qual a maior parte dos personagens e histórias segue referência, os quadrinhos.

Biografia do Autor

Marina Vlacic Morais, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Lucas da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BAPTISTA, Maria M. Maria Manuel Baptista, Estudos culturais: o quê e o como da investigação, Carnets, Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, nº spécial, automne / hiver 2009, pp. 451-461.

CANCLINI, N. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1989.

CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos Históricos, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Uma releitura de um clássico dos estudos culturais: as utilizações da cultura ([1957] 1973). In: GOMES, Itania Maria Mota; JANOTTI JUNIOR, Jader. Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5536. Acesso em 12 dez. 2020.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. O que é, afinal, Estudos Culturais, v. 3, p. 133-166, 2000.

FRANKLIN, Ruben Maciel; AGUIAR, Antônio Sérgio Pontes. Cultura popular, um conceito em construção: da tradição dos românticos e folcloristas à emergência política dos estudos culturais. In: História e Cultura, Volume 7, Número 1, Janeiro-Julho de 2018.

JANOTTI JUNIOR, Jeder. Cultura pop: entre o popular e a distinção. Sob as lentes da Cultura Pop, as contradições e as desigualdades sociais. Cultura Pop: na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo - entrevista para João Victor. In: IHU On-Line. Ano 19, Número 545, Dezembro de 2019. Disponível em http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao545.pdf. Acesso em 12 dez. 2020.

HOGGART, Richard. La culture du pauvre. Paris: Les Éditions de minuit, 1970.

_______. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Presença, 1973.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc, 2001.

MATTELART, Armand; NEVEU, Erik. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola, 2004.

MORIN, Edgar. A integração cultural. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo – I: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002 [1962].

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

SILVEIRA, Fabricio. Rupturas instáveis: Entrar e Sair da Música Pop. Porto Alegre: Libertos, 2013.

SOARES, Thiago. Sob as lentes da Cultura Pop, as contradições e as desigualdades sociais. Cultura Pop: na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo - entrevista para João Victor. In: IHU On-Line. Ano 19, Número 545, Dezembro de 2019. Disponível em http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao545.pdf. Acesso em 12 dez. 2020.

______. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogerio. Cultura Pop. Salvador: Edufba, 2015.

WESCHENFELDER, Gelson. Quadrinhos e uma Filosofia vivenciada na prática. Cultura Pop: na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo - entrevista para Ricardo Machado. In: IHU On-Line. Ano 19, Número 545, Dezembro de 2019. Disponível em http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao545.pdf. Acesso em 12 dez. 2020.

WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary. In: GRAY, Ann; MCGUIGAN, Jim. Studying culture: an introductory reader. London/New York: Arnold, 1993.

______. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007 [1976].

______. Recursos da Esperança. São Paulo: Unesp, 2015 [1989].

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Vlacic Morais, M., & da Silva Nunes, L. . (2021). DIFERENÇAS ENTRE O POPULAR E O POP: O CINEMA DE SUPER-HERÓIS COMO PARTE INTEGRANTE DE UMA CULTURA SEGMENTADA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4779

Edição

Seção

Artigos