A DOCÊNCIA NO BRASIL: HISTÓRIA, OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NO SÉCULO XXI
Resumo
Este trabalho pretende analisar aspectos relacionados à atual discussão sobre a profissionalização da docência no Brasil (percorrendo brevemente o caminho histórico que institucionalizou a profissão de professor no país) com o objetivo primeiro de entender os fatores responsáveis pelo fato de os professores nunca terem codificado, de maneira formal, um código de regras deontológicas da profissão docente, e a docência, por sua vez, nunca ter atingido plenamente o status de profissão, como ocorreu com outros ofícios, mas ao contrário disso, ter se mantido, historicamente, atrelada a fatores como más condições de trabalho, salários indignos, insatisfação profissional, repressão e opressão estatal e quase nenhum investimento em formação profissional. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de autores especialistas e interessados na questão da profissionalização docente, chegando-se à indiscutível conclusão (dentre outras) da necessidade de qualificação, formação e profissionalização docente, apesar dos entreveros que estes profissionais encontram pelo (espinhoso) caminho.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
ESTEVES, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Lisboa: Porto, 1999, p.93-124.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MASETTO, Marcos Tarciso. Pós-Graduação e formação de Professores para o 3° Grau. São Paulo: 1994 (mimeo).
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua Formação. (Org.). Lisboa: Publicações Dom Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 1997.
_____. Formação de professores e formação docente. In: Os professores e a sua formação, do mesmo autor. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992.
PERRENOUD, Philippe. A ambiguidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 135-193.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores – saberes da docência e identidade do
professor. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v22, nº2, p72-89, jul/dez 1996.
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, S. G.; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3 ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2007.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, nº. 14, p. 61-88, maio/agosto. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA, I. P. A. A profissionalização docente: uma construção histórica e ética. In: VEIGA, I. P. A.; ARAÚJO, J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.