A DOMINAÇÃO PATRIARCAL DO OLHAR: UMA ABORDAGEM DO FILM NOIR ESTADUNIDENSE SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA FEMINISTA DE CINEMA

Autores

  • Fernanda Ianoski Ferro UNESPAR

Palavras-chave:

Film Noir; mulher; Laura Mulvey; Elizabeth Kaplan.

Resumo

Este artigo busca analisar a representação dada às mulheres dentro do que conhecemos como film noir estadunidense, realizado no período pós guerra, nas décadas de 1940 e 1950. Pretende-se refletir sobre o tipo de olhar a que essas personagens estão sujeitas dentro e fora das narrativas, dialogando com o sistema patriarcal estabelecido em âmbito social e cultural. Serão apontadas características presentes nestes filmes que incitam um olhar específico quanto ao gênero feminino e a construção estereotipada dos papéis das mulheres dentro destas obras audiovisuais. Para tanto, utilizarei a perspectiva da crítica feminista de cinema, partindo do recorte de duas teóricas: a britânica Laura Mulvey, uma das pioneiras na perspectiva feminista de cinema, com seu artigo Prazer Visual e cinema narrativo (1975), e a estadunidense Elizabeth Kaplan, que analisa as representações femininas em alguns filmes americanos, com seu livro A mulher e o cinema: os dois lados da câmera (1995).

Referências

A DAMA DE XANGAI. Direção de Orson Welles. Estados Unidos – Produção Columbia Pictures, 1947. 1 filme (132 min.): son, p&b; suporte DVD.

FERREIRA, Ceiça. “Reflexões sobre “a mulher”, o olhar e a questão racial na teoria feminista do cinema.” In: Revista Famecos, Porto Alegre, no 1: jan - abril, 2018, (p. 1 – 24) Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26788. Acesso em: 15 out. 2020

KAPLAN, E. Ann. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera/ E. Ann Kaplan; tradução de Helen Marcia Potter Pessoa. - Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

LOPES, Denise. A mulher no cinema segundo Ann Kaplan. In: Revista Contracampo, Rio de Janeiro, no 07: 2002, (p. 209 – 216). Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/viewFile/17331/10969. Acesso em: 15 out. 2020

MALUF, Sônia Weidner; MELLO, Cecilia Antakly de; PEDRO, Vanessa. Políticas do olhar: feminismo e cinema em Laura Mulvey. In: Revista Estudos Feministas, Florianópolis, no 2: maio – agosto: 2005, (p. 343 – 362). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X200500020008. Acesso em: 09 out. 2020

MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006

MATTOS, C. Gomes de. O outro lado da noite: filme noir. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

MULVEY, Laura. “Prazer visual e cinema narrativo.” In XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal. Embrafilme, 1983.

______________. Fetishism and Curiosity. Londres: British Film Institute, 1996

SKLAR, Robert. História social do cinema americano. Tradução de Octavio Mendes Cajadó. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

SPINI, Ana; BARROS, Carla. “Star System, sexualidade e subjetivações femininas no cinema de Hollywood (1931 – 1934). In: Revista Artcultura, Uberlândia, no 30: jan – jun, 2015, (p. 11 – 30) Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34758/18403 . Acesso em: 22 out. 2020.


XAVIER, Ismael. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983.

____________. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1996.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Ianoski Ferro, F. (2021). A DOMINAÇÃO PATRIARCAL DO OLHAR: UMA ABORDAGEM DO FILM NOIR ESTADUNIDENSE SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA FEMINISTA DE CINEMA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4599

Edição

Seção

Artigos