A JUVENTUDE LGBT+ E SUA(S) IDENTIDADE(S): ESTUDO COM ALUNOS DE UM INSTITUTO FEDERAL NA PERIFERIA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
Palavras-chave:
LGBT, Identidades, escolaResumo
Este trabalho buscou compreender a relação que jovens moradores da periferia estabelecem nos espaços educacionais de problematização e suas identidades referentes às temáticas de gênero e sexualidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Restinga. O objetivo desta pesquisa é compreender quais os aspectos que envolvem a construção das identidades LGBTQIA+ dos estudantes do IFRS. A partir da relação entre espaço escolar e espaços de resistência busca-se, a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, responder ao campo subjetivo da formação das identidades. Essa formação encontra-se pautada nos chamados Estudos Culturais. O delineamento adotado pauta-se em um estudo de campo, com uma coleta de dados a partir de um formulário anônimo que alcançou 79 respostas. Foi possível afirmar que, apesar da liberdade e formas de resistências desses alunos no espaço escolar, em outros núcleos, como os familiares, por exemplo, os preconceitos e opressões permanecem ativos na formação das identidades e subjetividades desses sujeitos.
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