OS GAMES NO DISCURSO ADVENTISTA: BREVE ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS ECLESIÁSTICOS
Palavras-chave:
jogos; lúdico; religião; adventismoResumo
Com a emergência dos estudos acadêmicos sobre a interface entre religião e jogos digitais, o presente trabalho procura explorar a relação entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e os jogos analógicos e digitais, de forma a compreender o pensamento e a visão adventista acerca dos games. A partir de elementos de análise de conteúdo, investiga-se as menções aos games no Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, documento que reúne normas e regras a serem seguidas por suas igrejas e seus afiliados, e analisa também as atas oficiais de comissões da sede mundial da denominação, de forma a identificar a evolução das deliberações e normativas adventistas oficiais sobre jogos. Por fim, o presente estudo lista as menções a jogos digitais e videogames na revista Adventist Review, periódico oficial da IASD em língua inglesa, a fim de relacionar o discurso adventista sobre jogos nos escritos de Ellen White, cofundadora e profetisa da denominação, e nos documentos eclesiásticos com o discurso recente sobre o universo dos videogames e jogos digitais. Entre os resultados obtidos destaca-se a manutenção dos pressupostos e visão de Ellen White sobre os jogos no discurso adventista contemporâneo, que se concentra em uma visão moral-utilitarista do uso do lazer e do tempo livre e na exposição de diretrizes majoritariamente restritivas e proibitivas, geralmente sob o viés de associação dos jogos às práticas mundanas que oferecem perigo à saúde física, mental e, especialmente, espiritual.
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