MÍDIA E RELIGIÃO: A TECITURA ECOSSISTÊMICA DO PASTOR PENTECOSTAL JACINTO MANTO NA INTERNET

Autores

  • William Costa da Silva Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

ecossistemas comunicacionais, Internet, publicização, youtube, pentecostais

Resumo

Este artigo nasce da pesquisa científica que culmina na dissertação de mestrado do autor. Portanto, um estudo explicativo de abordagem qualitativa, cujo objetivo é discutir a representação do evangélico na Internet, em análises às narrativas de vídeos de humor criados por Vini Rodrigues, intérprete do personagem pastor pentecostal Jacinto Manto, em seu canal no YouTube, sustentado pela resposta e interação do público por comentários. Como objetivos, a pesquisa se focou em identificar estratégias de publicização; analisar o estereótipo do evangélico na rede; e na compreensão da representação do personagem para internautas. Como método, a netnografia foi utilizada para a imersão do pesquisador no ambiente on-line de modo a fazer levantamentos de informações, análise da amostra e considerações, mas, foi sob a perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, que o olhar esteve em busca da identificação de fenômenos durante o processo comunicativo de interações, inter-relações e interconexões do objeto e sujeito com o meio, em sua complexidade. Verificou-se como a representação do pentecostal no espaço off-line pode ser desconstruída na Internet, e como o humor representa esse processo de ruptura, ainda que encontre resistências por se “brincar com as coisas de Deus”, mapeando-se grupos que convergem a partir de seus posicionamentos em comentários dos vídeos. Contudo, constatou-se ainda que o personagem torna-se webcelebridade e constrói uma narrativa proselitista e facilitada pelo humor, além de usar os elementos da publicização, revelando o interesse de aumento do capital social e ganhos financeiros. No entanto, há percepções diferentes de públicos consumidores.

Referências

ALENCAR, Gedeon. Assembleias Brasileiras de Deus: teorização, história e tipologia – 1911-2011. São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/1883/1/Gedeon%20Freire%20de%20Alencar.pdf. Acesso em 10 nov. 2019.

ARDÈVOL, Elisenda; MÁRQUEZ, Israel. El Youtuber como celebridad mediática: entre la autenticidad y el mercado. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 2, p. 72-87, jan. 2017. ISSN 2318-406X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/11288/7011>. Acesso em: 17 out. 2019. doi:https://doi.org/10.17058/rzm.v5i2.11288.

BARROS, Pedro Guimarães de; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O humor na era da Internet. Rio de Janeiro, 2013. 126 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BOURDIEU, P. O capital social – notas provisórias. In: CATANI, A. & NOGUEIRA, M. A. (Orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis e São Paulo: Vozes, Simpósio e UMESP, 1997.

______. Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva. Revista USP, São Paulo, n.61, p. 146-163, março/maio 2004. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/13327/15145>. Acesso em 24 jul. 2017.

______. “Rebanho virtual” e o individualismo religioso. São Leopoldo (RS): IHU Unissinos, 2012. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/512839-rebanho-virtual-e-o-individualismo-religioso-entrevista-especial-com-leonildo-silveira-campos>. Acesso em: 21 jun. 2018.

______. Mídia e religião no Brasil: Entrevista especial com Leonildo Silveira Campos. 2009. IHU On-Line. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/28395-midia-e-religiao-no-brasil-entrevista-especial-com-leonildo-silveira-campos>. Acesso em: 10 nov. 2019.

CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. Significação: revista de cultura audiovisual, São Paulo, v. 38, n. 36, p. 131 - 152. 2011.

______. A esfera simbólica da produção: estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital. Rumores, [s.l.], v. 3, n. 6, 21 dez. 2009. Universidade de São Paulo, Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2009.51170.

______, Vander e RIEGEL, Viviane. “Google e o consumo simbólico do trabalho criativo”. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, ESPM, vol. 6, n. 17, novembro de 2009, p.161-180.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 3ª Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A.,1999.

COLFERAI, Sandro Adalberto. Um jeito amazônida de ser mundo. A Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. 2014. 228 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
CUNHA, Magali. Pentecostalismo e Movimento Ecumênico: Divergências e Aproximações. Estudos de Religião, [s.l.], v. 25, n. 40, p.33-51, 30 jun. 2011. Instituto Metodista de Ensino Superior. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v25n40p33-51.

______. "A cultura gospel é o jeito de ser evangélico". Entrevista com Magali do Nascimento Cunha. In: Revista IHU On-line, Rio Grande do Sul, setembro, 2012. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/513140-pentecostais-e-a-busca-de-satisfacao-individual-entrevista-com-magali-do-nascimento-cunha>. Acesso em 7 out. 2019.

DURKHEIM, É. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo, Martins Fontes: 1996.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de Pesquisa para Internet . Porto Alegre: Sulina, 2011. 239 p. – (Coleção Cibercultura)

IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. IBGE: Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf >. Acesso em: 27 mai. 2018.

JUNGBLUT, Airton Luiz. O uso religioso da Internet no Brasil. PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol. 1, n. 1, p. 202-212, 2010.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p.

MONTEIRO, Gilson; PEREIRA, Mirna Feitoza; NOGUEIRA, Wilson. Ecossistemas Comunicacionais: história, projetos e perspectivas. Manaus: Editora Valer/Ufam, 2014.

MONTEIRO, Maria Clara. A publicidade feita por youtubers: estudo de caso do canal Julia Silva. In: Seminário de Midiatização e processos sociais, 1º. 2016. Unisinos. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2016. Disponível em: http://midiaticom.org/anais/index.php/seminariointernacional/article/download/20/12/ Acesso em 10 nov. 2019.

MOREIRA, Matheus. Influencers de Cristo: evangélicos da nova geração mostram na Internet um novo comportamento religioso. UOL TAB, 2017. Disponível em: < https://tab.uol.com.br/edicao/influencers-cristo/#influencers-de-cristo >. Acesso em: 23 abr. 2020.

MORIN, Edgar. O Método 1 – A Natureza da Natureza. 2. ed. Portugal: Publicações Europa América, 1977.

______. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Introdução ao pensamento complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa - Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005. 120 p.

RODRIGUES, Vini. “Tô Solto” - Biografia. 2017a. Disponível em <https://www.vinitosolto.com.br/>. Acesso em: 23 set. 2018.

RODRIGUES, Vini. Vini Rodrigues fala sobre o sucesso do pr. Jacinto Manto. Entrevista concedida à Natalia Lopes. Pleno news, dezembro, 2017b. Disponível em https://pleno.news/entretenimento/vini-rodrigues-fala-sobre-o-sucesso-do-pr-jacinto-manto.html. Acesso em 4 nov. 2019.
PPGCCOM. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Site Institucional, 2012. Disponível em: http://www.ppgccom.ufam.edu.br/. Acesso em: 11 nov. 2019.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2010.

SOUZA, Sérgio Augusto Freire de. As redes sociais e a liquidez na Sociedade 140 bytes: sob os olhos da Coruja de Minerva. 2009. Disponível em: http://docplayer.com.br/8197292-As-redes-sociais-e-aliquidez-na-sociedade-140-bytes-sob-os-olhos-da-coruja-de-minerva.html. Manaus: Ufam, 2009. Acesso em 27 jul. 2018.

SOUZA, Alexandre Carneiro. Pentecostalismo: de onde vem, para onde vai? Viçosa: Editora Ultimato, 2004.

VILLASENOR, Rafael Lopez. As práticas religiosas no ciberespaço: nova fronteira religiosa. Revista de Teologia & Cultura, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 97-107, set. 2013.

TÔ SOLTO, Canal. Canal do Youtube “Tô Solto” – Jacinto Manto. 2019. Disponível em https://www.Youtube.com/channel/UCeZsuxGiMPtHj7UAmx9DuEQ Acesso em 10 nov. 2019.

YOUTUBE. Programa de Parcerias do Youtube: visão geral, lista de verificação para inscrições e perguntas frequentes. 2019. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/72851>. Acesso em: 10 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Costa da Silva, W. (2021). MÍDIA E RELIGIÃO: A TECITURA ECOSSISTÊMICA DO PASTOR PENTECOSTAL JACINTO MANTO NA INTERNET . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4538

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização