REPRESENTAÇÕES DO SOFRIMENTO NO DISCURSO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: UMA ANÁLISE DOS MODELOS NARRATIVOS UTILIZADOS PARA TRATAR O SOFRIMENTO EM TEXTOS PUBLICADOS NO SITE OFICIAL DA IGREJA

Autores

  • Tiago Franco de Paula Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Neopentecostalismo; Igreja Universal do Reino de Deus; Teodiceia; Sofrimento; Narrativas.

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca analisar o modo como a Igreja Universal do Reino de Deus representa o sofrimento em seu discurso publicitário. Para isso, analisa textos publicados em seu site oficial, identificando padrões e variações nas narrativas. Em um primeiro momento, é feita uma discussão teórica sobre conceitos chave da sociologia da religião e sobre a corrente neopentecostal do protestantismo. Por meio dela, é possível compreender como as crenças do Neopentecostalismo, principalmente a sua nova interpretação da teodiceia cristã, funcionam como premissa teológica para as interpretações da vertente sobre o sofrimento. Os resultados apontaram para quatro modelos narrativos nos textos analisados: testemunhos, autoajuda, notícias e propagandas. Apesar das diferenças que permitiram a classificação, todos os textos apresentam semelhanças estéticas e giram em torno das concepções teológicas pautadas pela nova teodiceia da corrente.

Biografia do Autor

Tiago Franco de Paula, Universidade de Brasília

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (SOL/UnB)

Referências

Aristóteles (2005). Retórica. Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage.

Berger, P. L. (1967). The social reality of religion. Faber.

Berger, P. L. (1985). O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião (Introdução). Editora Paulinas.

Bíblia Sagrada. (2000). Nova versão internacional. São Paulo: Vida, 40-66.

Bourdieu, P., & Miceli, S. (1974). A economia das trocas simbólicas (p. 58). São Paulo: Perspectiva.

Bourdieu, P. (1990). Coisas ditas. Editora Brasiliense.

Casanova, J. (2011). Public religions in the modern world. University of Chicago Press.

Freston, P. (1993). Protestantismo e política no Brasil: da Constituinte ao Impeachment.

Igreja Universal do Reino de Deus (2018). Curtindo o sofrimento. Acesso <https://www.universal.org/blog/2016/11/11/curtindo-o-sofrimento/>.

Junior, M. A. A., & Tomazi, M. M. (2018). Perspectivas retórico-discursivas para o estudo da patemização. ALFA: Revista de Linguística, 62(1).

Lima, D. N. D. O. (2008). " Prosperidade" na década de 1990: etnografia do compromisso de trabalho entre Deus e o fiel da Igreja Universal do Reino de Deus. Dados, 51(1), 7-35.

Mariano, R. (1999). Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. Edições Loyola.

Mariano, R. (2004). Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal. Estudos avançados, 18(52), 121-138.

Montero, P. (2016). “Religiões públicas” ou religiões na esfera pública? Para uma crítica ao conceito de campo religioso de Pierre Bourdieu. Religião & Sociedade, 36(1), 128-150.

Pistori, M. H. C. (2018). Ethos e pathos no discurso do Ministro-Relator do Supremo Tribunal Federal. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 13(1), 71-93.

Pedro, O. A. (2005). The politics of the Universal Church and its consequences on religion and politics in Brazil. trad. Enrique J. Romera, Rev. bras. Ci. Soc.[online], 1.
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez editora.

Silva, Janete Rodrigues (2014). Movimento neopentecostal, renovação carismática católica e a reformulação da teodiceia cristã na contemporaneidade. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília.

Weber, M. (1999). Economia e sociedade. v. 1. Brasília: UnB.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Franco de Paula, T. (2021). REPRESENTAÇÕES DO SOFRIMENTO NO DISCURSO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: UMA ANÁLISE DOS MODELOS NARRATIVOS UTILIZADOS PARA TRATAR O SOFRIMENTO EM TEXTOS PUBLICADOS NO SITE OFICIAL DA IGREJA: . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4536

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização