CHARGE: ANÁLISE E APLICABILIDADE DO GÊNERO NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS
  • Gleiciane Nunes de Souza Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

O surgimento de novas tecnologias, o crescimento populacional e o aumento das demandas do mercado de trabalho em todo o mundo têm tornado a urgência de comunicação um processo cada vez mais frenético. Associada à emergência de novos suportes de difusão de textos de diversos gêneros, a necessidade de compreender o interlocutor e fazer-se compreender têm sido um elemento fundamental nos eventos de fala, leitura e escrita, especialmente no que se refere ao que é divulgado diariamente em jornais e revistas, considerando que as notícias se alastram num ritmo difícil de acompanhar. Por esse motivo, a comunicação eficiente é um fator de extrema importância na atualidade, sendo determinante em todas as situações que a envolvem, seja a simples leitura de um telegrama ou a conversa formal de uma entrevista de emprego. Partindo dessa premissa, este estudo pretende analisar o gênero textual charge enquanto forma alternativa de expressão de ideias, especialmente quando seu uso sugere atividades de produção de textos. Considerando a metodologia proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e apoiados nos estudos de Bidarra e Reis (2013) e Cavalcanti (2012), indicamos atividade que visam fomentar o trabalho com o gênero em questão na sala de aula, uma vez que a charge pode ser encontrada principalmente em jornais, mas ganha visibilidade cada vez maior questões de concursos públicos e avaliações de estudantes em nível nacional. 

Biografia do Autor

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Gleiciane Nunes de Souza, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Sousa, A. M. de, & Souza, G. N. de. (2016). CHARGE: ANÁLISE E APLICABILIDADE DO GÊNERO NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/447

Edição

Seção

Artigos