CHARGE: ANÁLISE E APLICABILIDADE DO GÊNERO NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
O surgimento de novas tecnologias, o crescimento populacional e o aumento das demandas do mercado de trabalho em todo o mundo têm tornado a urgência de comunicação um processo cada vez mais frenético. Associada à emergência de novos suportes de difusão de textos de diversos gêneros, a necessidade de compreender o interlocutor e fazer-se compreender têm sido um elemento fundamental nos eventos de fala, leitura e escrita, especialmente no que se refere ao que é divulgado diariamente em jornais e revistas, considerando que as notícias se alastram num ritmo difícil de acompanhar. Por esse motivo, a comunicação eficiente é um fator de extrema importância na atualidade, sendo determinante em todas as situações que a envolvem, seja a simples leitura de um telegrama ou a conversa formal de uma entrevista de emprego. Partindo dessa premissa, este estudo pretende analisar o gênero textual charge enquanto forma alternativa de expressão de ideias, especialmente quando seu uso sugere atividades de produção de textos. Considerando a metodologia proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e apoiados nos estudos de Bidarra e Reis (2013) e Cavalcanti (2012), indicamos atividade que visam fomentar o trabalho com o gênero em questão na sala de aula, uma vez que a charge pode ser encontrada principalmente em jornais, mas ganha visibilidade cada vez maior questões de concursos públicos e avaliações de estudantes em nível nacional.
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