HOMOSSEXUALIDADES, PUBLICIDADE E DISPUTAS: UM OLHAR DESCONSTRUCIONISTA SOBRE O BEIJO GAY EM COMERCIAIS PARA TELEVISÃO ABERTA
Palavras-chave:
LGBTQIA ; homossexualidades; publicidade; beijo gayResumo
Este artigo procura analisar o beijo gay em comerciais para televisão aberta a partir de oito filmes publicitários veiculados entre 1985 e 2017, problematizando as negociações e disputas estabelecidas pelo texto publicitário em relação ao que escapa da norma em um contexto heteronormativo. O referencial teórico encontra-se nas questões de gênero e da sexualidade a partir de uma perspectiva desconstrucionista, discutindo-se, pelas representações sociais, o papel da publicidade em sua relação com as sexualidades não normatizadas. Através da análise de conteúdo, foi percebido que o beijo gay é viável em comerciais para mídia massiva através da articulação das representações das homossexualidades, da adequação de personagens a um modelo heteronormativo, os limites do enquadramento do beijo gay como uma manifestação de afeto e através da sutileza da cena por meio da qual a prática é exibida.
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