ANITTA, #ELENÃO E AS COBRANÇAS POR REPRESENTATIVIDADE E COERÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

representatividade, celebridades, Anitta, #elenão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se deu a cobrança pública por posicionamento de Anitta durante a campanha #elenão. Nosso aporte teórico dialoga com os estudos sobre a emergência das celebridades e sua relação com a política, junto da discussão sobre representatividade. Desenvolvemos uma análise de conteúdo de 184 tweets publicados durante o período eleitoral de 2018. Entre nossos achados, verificamos um entrecruzamento de questões associadas ao gênero da cantora, sua trajetória como artista e demais posicionamentos morais para cobrar a publicização de seu apoio ou não ao candidato e/ou à hashtag.

Biografia do Autor

Denise Figueiredo Barros do Prado, UFOP

Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. É coordenadora do GIRO – Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (UFOP/CNPq). Atualmente, desenvolve Estágio de Pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (CHAMADA CNPq nº 08/2019). E-mail: denise.prado@ufop.edu.br

Lívia Alessandra Campos Monteiro

Lívia é mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e é graduada em jornalismo pela mesma universidade. É integrante do GIRO - Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (CNPq/UFOP). Desenvolve pesquisas relacionadas a representações, práticas sociais, redes sociais, comunicação e cultura. Contato: liviaacm@gmail.com

Rayza Sarmento, UFV

Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do GCODES/CNPq - Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Denise Figueiredo Barros do Prado, Lívia Alessandra Campos Monteiro, & Rayza Sarmento. (2020). ANITTA, #ELENÃO E AS COBRANÇAS POR REPRESENTATIVIDADE E COERÊNCIA . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3922

Edição

Seção

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop