DISCUTINDO GÊNERO E ALTERIDADE COM ADOLESCENTES EM ESPAÇOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS ATRAVÉS DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Ficção Científica, Gênero, Cinema, Literatura, Educação não-formal

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre o potencial do gênero da ficção científica, tanto na literatura quanto no cinema, para o debate de questões socioculturais, como as relações de gênero e alteridade. Dada à popularidade do gênero da ficção científica, e partindo da concepção de que os indivíduos não são passivos diante dos símbolos disseminados pela mídia, reconhece-se o potencial problematizador presente nos produtos culturais como meio de oferecer recursos para contestação e oposição a um discurso dominante. Para tanto, foram selecionadas duas obras de ficção científica - o livro “A Mão Esquerda da Escuridão”, de Ursula K. Le Guin, e o filme “A Chegada”, de Denis Villeneuve - para a realização de atividades lúdicas a partir da metodologia da pesquisa-ação com adolescentes de um espaço de educação não formal. Os resultados dessas atividades demonstram como uma abordagem lúdica a partir de produtos culturais estimula o envolvimento das/dos adolescentes frente aos temas propostos. Assim, ao identificar a metáfora do “Outro alienígena” e reconhecer nos grupos marginalizados a alteridade, ou ao refletir sobre as questões de gênero presentes em um mundo alternativo, as/os jovens puderam refletir a respeito das questões sociais presentes nas obras de ficção científica, bem como acerca de si mesmos enquanto jovens em posição de alteridade dado o contexto de vulnerabilidade social em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Delgado Leandro da Cruz, Universidade de São Paulo

Bacharela em Gestão de Políticas Públicas e Mestranda em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. 

Thaís Saboya Teixeira

Bacharela em Lazer e Turismo e Mestranda em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo.

Referências

ALLEN, L. David. No Mundo da Ficção Científica. São Paulo: Summus Editorial, 1974.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos / Simone de Beauvoir; tradução Sérgio Milliet. – 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019.
BESSON, A. N. N. E. Aux frontières du réel: les genres de l’imaginaire. La Revue des livres pour enfants, n. 274, 2013.
BRAKE, Mark; THORNTON, Rosi. Science fiction in the Classroom. Physics Education, Bristol, v. 38, n. 1, p. 31-34, 2003.
CALVIN, Ritch. Feminist Science Fiction. A Virtual Introduction to Science Fiction. Ed. Lars Schmeink. Web, 2012.
CHIANG, Ted. História da sua vida. In: História da sua vida e outros contos. Tradução de Edmundo Barreiros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome do outros: Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença/organização por Jorge Larrosa e Carlos Skliar; tradução de Semírames Gorini da Veiga – Belo Horizonte: Autêntica, p.119- 138, 2001.
ECO, Umberto. Os mundos da ficção científica. In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Traduzido por Beatriz Borges. 3. Ed, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
FLICKER, Eva. Between Brains and Breasts—Women Scientists in Fiction Film: On the Marginalization and Sexualization of Scientific Competence. Public Understanding of Science, v. 12, n. 3, p. 307–318, 2003.
FREEDMAN, Estelle. No Turning Back: The History of Feminism and the Future of Women. New York: Ballantine, 2002.
GEORGE, Susan A. Gendering science fiction films: invaders from the suburbs. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
GUIN, Ursula K. Le. A Mão Esquerda da Escuridão. São Paulo: Aleph, 2008.
KAPLAN, Elizabeth Ann. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Tradução de Helen Marcia Potter Pessoa. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: Identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001.
MARTÍN-DÍAZ, María Jesús; PIZARRO, A; BACAS, P.; GARCÍA, J. P.; PERERA, F. Science fiction comes into the classroom: Maelstrom II. Physics Education, v. 27, 1992.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1997.
MORENO, Rachel. A Imagem da Mulher na Mídia: controle social comparado. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
MOVIE Budget and Financial Performance Records. The Numbers. Disponível em: <https://www.the-numbers.com/movie/budgets>. Acesso em: 18 de maio de 2020.
OLIVEIRA, Fátima Régis de. Ficção Científica: uma narrativa da subjetividade homem- máquina. Contracampo, Niterói, v. 9, n. 1, p.177-198, 2º sem., 2003.
PIASSI, Luís Paulo C. A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências. Ciênc. educ. (Bauru), v. 21, n. 3, 2015.
PUPO, Stella Cêntula; OLIVEIRA, Tuany; GOMES, Emerson; VIEIRA, Rui; SANTOS, Emerson; PIASSI, Luís Paulo. Ciência, Tecnologia, Mídia e Igualdade de Gênero: Estratégias de Comunicação Científica. E-COM (BELO HORIZONTE), v. 10, p. 42-62, 2017.
SÃO PAULO. Prefeitura de São Paulo – Assistência Social. Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais: Proteção Social Básica. Prefeitura de São Paulo, São Paulo, 2012.
TAVARES, Bráulio. O que é ficção científica. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
VILLENEUVE, Denis; LEVY, Shawn; LEVINE, Dan; RYDER, Aaron; LINDE, David. A Chegada. Los Angeles: Sony Pictures, 2016. DVD (116 min.). Título original: Arrival.
ZIRANGUE, Rajaram S. Feminist Science Fiction: images of future women. Asian Quaterly, X, v. 7, n. 4, p.9-18, fev. 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Delgado Leandro da Cruz, L., Saboya Teixeira, T., & Ferreira Gomes, E. . (2020). DISCUTINDO GÊNERO E ALTERIDADE COM ADOLESCENTES EM ESPAÇOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS ATRAVÉS DA FICÇÃO CIENTÍFICA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3905

Edição

Seção

Artigos