STRONG BLACK LEAD: DISCURSOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO NEGRA NA CAMPANHA DA NETFLIX

Autores

  • Bárbara Camirim UFF

Palavras-chave:

Negritude; Representação Racial; Discurso Midiático; Indústria Audiovisual; Netflix.

Resumo

O artigo analisa a campanha Strong Black Lead, idealizada por executivos negros da Netflix para estimular as obras e a audiência negra da plataforma, buscando entender seus potenciais e limitações para um deslocamento das representações raciais, a partir de autores como Hall (2003; 2016), Collins (2016), Sodré (1999) e Almeida (2019). A campanha reflete um momento mais amplo, no qual demandas históricas por representatividade são apropriadas pelas próprias indústrias de mídia. Nossos resultados mostram que a campanha traz a potencialidade de ser um espaço no quais artistas negros podem externar suas visões da indústria audiovisual e da representação negra, ocorrendo uma amplificação dessas vozes e o potencial para novas formas de olhar. No entanto, por ser feita em um contexto institucional e com objetivos comerciais, há um limite do que pode ser dito, que a participação do público, através das redes sociais, alarga.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

Camirim, B. (2020). STRONG BLACK LEAD: DISCURSOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO NEGRA NA CAMPANHA DA NETFLIX . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3840

Edição

Seção

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop