"COR DE ROSA FICA BEM NUM 'SAPATÃO'"? HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, ESTEREÓTIPOS E CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA

Autores

  • Carlos Bruno Alves Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Antônio Mattos do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Consumo; Gênero; Produtos de Beleza; Homossexuais.

Resumo

Quando adquirimos um bem, fazemos isso não só pela utilidade que ele tem como pelos valores simbólicos que a ele estão culturalmente associados, os quais, em última instância, ajudam-nos a expressar nossa identidade. Esta última pode estar assente sobre estereótipos e o uso de determinados bens serve tanto para reforçá-los como para questioná-los. Neste estudo, observamos, por meio da análise do discurso de tendência francesa, como as falas acerca do uso de produtos de beleza operam distinções sociais entre mulheres homossexuais de forma a classificá-las, organizá-las e, consequentemente, hierarquizá-las segundo uma estrutura de valores que vai da mais masculinizada, a sapatão, a mais feminina. Pôde-se perceber que tanto o estereótipo masculinizado quanto seu oposto, o de mulher feminina, são conscientemente evitados por elas, pois ao mesmo tempo em que não querem se despojar de marcas da feminilidade, as mulheres homossexuais não querem ser confundidas por seus possíveis pares com mulheres heterossexuais. O artigo contribui para salientar pontos de reflexão acerca da complexa articulação entre os campos do consumo e da diversidade sexual. 

Referências

AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo, SP: Contexto, 2005.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BROWN, G. Ceramics, clothing and other bodies: affective geographics of homoerotic cruising encounters. Social & Cultural Geography, v. 9, n. 8, pp. 915-932, 2008.

BUTLER, J. Imitation and gender insubordination. In: FUSS, D. Inside/out: lesbian theories, gay theories. Nova York/Londres: Routledge, 1991, pp. 13-32.

CAMPBELL, C. The sociology of consumption. In: MILLER, D. Acknowledging consumption: a review of new studies. Londres: Routledge, 1995.

DAVIS, A. K. Epiphenomenology of the closet: feeling and fashioning sexuality in everyday life. Sexualities, v. 18, n. 8, pp. 959-979, 2015.

FARIAS-MARQUES, M. S. A.; PIRES, V. L. Cartas de aconselhamento: espaço dialógico da socioconstrução da imagem de si. Acta Scientiarum, v. 34, n. 2, pp. 163-173, 2012.

FEATHERSTONE, M. The body in consumer culture. In: FEATHERSTONE, M.; HEPWORTH, M.; TURNER, B. The body: social process and cultural theory. Londres: Sage, 1991.

FOUCAULT, M. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade. Verve, v. 5, pp. 260-277, 2004.

FRITH, H.; GLEESON, K. Clothing and embodiment: men managing body image and appearance. Psychology of Men & Masculinity, v. 5, n. 1, pp. 40-48, 2004.

GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

GUIMARÃES, C. D. O homossexual visto por entendidos. Editora Garamond, 2004.

GREEN, A. I. Playing the (sexual) field: the interactional basis of systems of sexual stratification. Social Psychology Quarterly, v. 74, n. 3, pp. 244-266, 2011.

HAKIM, C. Erotic capital. European Sociological Review, v. 26, n. 5, pp. 499-518, 2010.

HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HEINE, P. V. B. O ethos feminino em propagandas de cerveja. Linguagem, v. 20, 2012.

HOUSTON, T. M. The homosocial construction of alternative masculinities: men in indie rock bands. The Journal of Men's Studies, v. 20, n. 2, pp. 158-175, 2012.

HUTSON, D. J. Standing OUT / Fitting IN: identity, appearance, and authenticity in gay and lesbian communities. Symbolic Interaction, v. 33, n. 2, pp. 213-233, 2010.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. La conversation. Paris: Seuil, 1996.

MacKINNON, C. A. Sexuality, pornography and method: pleasure under patriarchy. In: SUNSTEIN, C. R. Feminism and political theory. Chicago, EUA: University of Chicago Press, 1990, pp. 207-241.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. N.; SALGADO, L. Ethos discursivo. São Paulo, SP: Contexto, 2008, pp. 11-29.

MISHALI, Y. Feminine trouble: the removal of femininity from feminist / lesbian / queer esthetics, imagery, and conceptualization. Women’s Studies International Forum, v. 44, pp. 55-68, 2014.

SEIDMAN, S. Beyond the closet: the transformation of gay and lesbian life. Nova York, EUA: Routledge, 2002.

SHEINER, M. A woman’s prerogative, In: HARRIS, L.; CROCKER, E. Femme: feminists, lesbians and bad girls. Nova York, EUA: Routledge, 1997, pp. 131-138.

SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo, SP: Nobel, 2002.

STONE, G. P. Appearance and the self. In: STONE, G. P.; FARBERMAN, H. A. Social Psychology through Symbolic Interaction. Waltham, EUA: Ginn-Blaisdell, 1970, pp. 394-414.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. Abingdon: Routledge, 2005.

WALKER, L. The future of femme: Notes on femininity, aging and gender theory. Sexualities, v. 15, n. 7, pp. 795-814, 2012.

WITTIG, M. The straight mind and other essays. Boston, EUA: Beacon Press, 1992.

WOLF, N. The beauty myth: How images of beauty are used against women. Nova York, EUA: Harper Collins Publishers, 2002.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

ZUKIN, S.; MAGUIRE, J. S. Consumers and consumption. Annual review of sociology, v. 30, pp. 173-197, 2004.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

Alves Ribeiro, C. B. ., Mattos do Carmo, L. A. ., & de Rezende Pinto, M. (2020). "COR DE ROSA FICA BEM NUM ’SAPATÃO’"? HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, ESTEREÓTIPOS E CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3686

Edição

Seção

Artigos