"COR DE ROSA FICA BEM NUM 'SAPATÃO'"? HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, ESTEREÓTIPOS E CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA

  • Carlos Bruno Alves Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Antônio Mattos do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Consumo; Gênero; Produtos de Beleza; Homossexuais.

Resumo

Quando adquirimos um bem, fazemos isso não só pela utilidade que ele tem como pelos valores simbólicos que a ele estão culturalmente associados, os quais, em última instância, ajudam-nos a expressar nossa identidade. Esta última pode estar assente sobre estereótipos e o uso de determinados bens serve tanto para reforçá-los como para questioná-los. Neste estudo, observamos, por meio da análise do discurso de tendência francesa, como as falas acerca do uso de produtos de beleza operam distinções sociais entre mulheres homossexuais de forma a classificá-las, organizá-las e, consequentemente, hierarquizá-las segundo uma estrutura de valores que vai da mais masculinizada, a sapatão, a mais feminina. Pôde-se perceber que tanto o estereótipo masculinizado quanto seu oposto, o de mulher feminina, são conscientemente evitados por elas, pois ao mesmo tempo em que não querem se despojar de marcas da feminilidade, as mulheres homossexuais não querem ser confundidas por seus possíveis pares com mulheres heterossexuais. O artigo contribui para salientar pontos de reflexão acerca da complexa articulação entre os campos do consumo e da diversidade sexual. 

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Publicado
2020-06-22
Como Citar
Alves Ribeiro, C. B., Mattos do Carmo, L. A., & de Rezende Pinto, M. (2020). "COR DE ROSA FICA BEM NUM ’SAPATÃO’"? HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, ESTEREÓTIPOS E CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3686
Seção
Artigos