HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO ACRE: NOTAS SOBRE OS SILÊNCIOS E A LÓGICA DO PROGRESSO

Autores

  • Gerson Rodrigues de Albuquerque Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

O foco central deste texto está assentado na perspectiva de propor outra escrita da história da Amazônia acreana, a partir de uma crítica aos pressupostos que têm norteado esse específico campo da produção acadêmica, que ainda não conseguiu desvencilhar-se da tradução acerca da Amazônia – e mesmo do continente americano – produzida pelo olhar de viajantes europeus do século XIX e reproduzida como característica das interpretações da região presentes em autores como Tavares Bastos, Euclides da Cunha, Ferreira Reis e Leandro Tocantins. Formulando uma crítica historiográfica e tendo como perspectiva de abordagem, as reflexões de Walter Benjamin, Michel de Certeau, Raymond Williams e Stuart Hall, o objetivo é vislumbrar outras possibilidades de escrita da história regional, em base menos mimética e colonizada, especialmente, no tocante a temas que foram ignorados e tratados como verdadeiros tabus para a maioria dos historiadores e outros estudiosos dessa parte das Amazônias. 

Biografia do Autor

Gerson Rodrigues de Albuquerque, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1989), Mestrado em História do Brasil (1995) e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Associado - 3, vinculado ao Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC, com atuação nas áreas de História, Letras e Artes.

Referências

ALVES, Antonio. Palestra em debate realizado no dia 26/09/2009, na Casa Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, Acre, promovida pelo Instituto Ecumênico.

ARENDT, Hannah. A promessa da política. Organizado por Jerome Kohn. Tradução de Pedro Jorgensen. Rio de Janeiro: Difel, 2008.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 5ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CRAVEIRO COSTA, João. A conquista do deserto ocidental: subsídios para a história do Território do Acre. 2ª Ed., São Paulo: Editora Nacional; Brasília: INL,1973.

DARNTON, Robert. Boemia literária e revolução: o submundo das letras no Antigo Regime. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Cia das Letras,1989.

EUCLIDES DA CUNHA. À margem da história. Lisboa: Editora Lello Brasileira, 1967.

EUCLIDES DA CUNHA. Um paraíso perdido: ensaios, estudos e pronunciamentos sobre a Amazônia. Organizado por Leandro Tocantins. Rio de Janeiro: José Olympio Editora; Rio Branco (AC): Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, as Cultura e do Desporto do governo do Estado do Acre, 1986.

FERREIRA REIS, Arthur Cézar. Conquista do Acre. Tese ao III Congresso Sul-Riograndense de História e Geografia, s/d, p.18 (mimeo.)

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia e outros. Belo Horizonte: Editora da UFMH, 2003.

MATTOS, Olgária. “Memória e história em Walter Benjamin”, In: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA – DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: – DPH, 1992, pp. 152.

NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Martin Claret, 2002.

SOUZA, Carlos Alberto Alves de. História do Acre: novos temas e nova abordagem. Rio Branco: MM Paim, 2002.

TAVARES BASTOS, Aureliano Cândido. O vale do Amazonas: a livre navegação do Amazonas, estatística, produção, comércio, questões fiscais do vale do Amazonas. 3ª ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, Brasília: INL, 1975.

TOCANTINS, Leandro. Formação história do Acre. 4ª Ed., Brasília: Gráfica do Senado Federal, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Albuquerque, G. R. de. (2015). HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO ACRE: NOTAS SOBRE OS SILÊNCIOS E A LÓGICA DO PROGRESSO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/342

Edição

Seção

Artigos