JORNALISMO E LITERATURA: EM PAUTA A RAZÃO, A EMOÇÃO E A RESPONSABILIDADE

Autores

  • Ana Carolina da Silva Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal

Resumo

Este artigo é um recorte da investigação de mestrado sobre a presença de determinadas características do Jornalismo Literário, como o trabalho estético com a linguagem, a captação por meio da observação participante, a criatividade, a liberdade de expressão, a humanização, a fruição pelo texto, em comunhão com os preceitos do Jornalismo Ambiental, de responsabilidade, engajamento, ética, compromisso social, a partir da análise de conteúdo quali-quantitativa de 48 reportagens especiais socioambientais, do jornalista Montezuma Cruz, publicadas de fevereiro de 2011 a setembro de 2013, no Jornal diário Correio do Estado, veículo de maior circulação no estado de Mato Grosso do Sul. Traçou-se um perfil do repórter, de modo a contar sua trajetória de mais de 40 anos dedicados ao Jornalismo. Questões relevantes que surgem da aproximação entre Jornalismo e Literatura são identificadas e discutidas. Propõe-se a possibilidade de criação de uma narrativa autoral construída a partir do ethos profissional pautado na humanização, ética, estética e no engajamento do repórter à temática ambiental, representado pela proposição H3E, formulada a partir da práxis do repórter pesquisado. 

Biografia do Autor

Ana Carolina da Silva Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela UFMS. Técnica Administrativa em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como Assistente em Administração da Direção do Câmpus do Pantanal/CPAN/UFMS, em Corumbá (MS). Tutora presencial no curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da UFMS. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares do Pantanal (NEPI/PANTANAL), da UFMS/CPAN. Participante do Projeto de Extensão (UFMS/CPAN) Um novo olhar sobre a minha cidade, coordenado pela Prof. Drª Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli e também do Projeto Criação do site do Laboratório de Psicologia do Trabalho e Saúde Coletiva do CPAN/UFMS, coordenado pela professora Dr.ª Vanessa Catherina Neumann Figueiredo.

Referências

BAHIA, Benedito Juarez.História, jornal e técnica: as técnicas do jornalismo.Volume 2. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. MauadX, 2009.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Jornalismo, Magia, Cotidiano. Canoas:Ulbra, 2001.

BIANCHIN, Neila. Romance-reportagem: onde a semelhança não é mera coincidên-cia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997.

BORGES, Rogério. Jornalismo Literário – análise do discurso.Série Jornalismo a Ri-gor. Vol. 7. Florianópolis: Ed. Insular. 2013.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

______ . A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichmberg. 10 ed., São Paulo:Cultrix, 2006.

CORAÇÃO, Claudio. Repórter-cronista em confronto: João Antônio na trilha de Li-ma Barreto. São Paulo: Ed. Annablume, Fapesp, 2012.

DIAS, Robson. O ethos de cada um: limites e associações entre a ética profissional de jornalistas e corporativa de empresas de comunicação.Mediação, Belo Horizonte, v. 14, n. 15, jul./dez. de 2012.

FIORDINO, Priscila Peixinho. Ethos: um percurso da Retórica à Análise do Discurso. In: Revista Pandora Brasil,ISSN 2175-3318, nº 47 - Outubro de 2012.

FROME, Michael. Green Ink: uma introdução ao Jornalismo Ambiental. Curitiba: Edi-tora UFPR, 2008. Trad. Paulo Roberto Maciel.

HERNANDES, Nilton. Jornais e ethos: como a marca vira um “ser” que discursa. Es-tudos Lingüísticos, v. 34, p. 780-785, 2005.

IJUIM. Jorge Kanehide. Humanização e desumanização no Jornalismo: algumas saídas. Santa Catarina. UFSC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC). Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/ijuim-jorge-2014-humanizacao-desumanizacao-jornalismo.pdf. Acessado em 16 de novembro de 2014.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro. 9ª Ed. Record. 2011.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura – 4ª Ed., Barueri, SP: Manole, 2004.

LÜCKMAN, Ana Paula. Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do jornalismo. Florianópolis/SC, 2013. Dissertação (Mestrado em Jorna-lismo). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013.

MEDINA. Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano.São Paulo: Summus, 2003.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 17ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2010.

_______ . Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

OLINTO, Antonio. Jornalismo e literatura. Porto Alegre: JÁ Editores, 2008.

ROCHA, Paula Roberta Santana. Estética e sensações no jornalismo: um estudo das estratégias e jogos discursivos. Goiânia/GO, 2013. Dissertação (Mestrado em Comuni-cahttps://mestrado.fic.ufg.br/up/76/o/Est%C3%A9tica_e_sensa%C3%A7%C3%B5es_no_jornalismo_Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. ção). Universidade Federal de Goiás (UFG), 2013. Disponível no endereço Acessada em 23/12/2014.

TRIGUEIRO, André. Mundo Sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. São Paulo: Globo, 2005.

VICCHIATTI, Carlos Alberto. Jornalismo: comunicação, literatura e compromisso social. São Paulo: Paulus, 2005.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Monteiro, A. C. da S. (2015). JORNALISMO E LITERATURA: EM PAUTA A RAZÃO, A EMOÇÃO E A RESPONSABILIDADE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/341

Edição

Seção

Artigos