Redimensões do/no texto poético: redes, mídias e transmídias literárias

Autores

  • João Carlos Souza Ribeiro Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente estudo busca refletir na atualidade cibernética os novos formatos dos textos poéticos, modulando a literatura para além do texto tradicional. A emergência das mídias computacionais e seus derivados têm possibilitado outros espaços para a literatura, que, pari passu à construção em rede das mídias digitais, ressignificou a sua linguagem, através do universo on line bem como a representação das subjetividades em trânsito na esteira do Virtual. A Transmídia, como avanço plurissignificativo, que une mercado e literatura, renova os modos de aquisição, popularização e permanência do texto literário, cuja forma assiste às mudanças relacionais no que concerne à obra literária, ao autor, e ao leitor, que, em última análise, é o produto da rede de dados reais e virtuais, simultaneamente.

Biografia do Autor

João Carlos Souza Ribeiro, Universidade Federal do Acre

Doutor e pós-doutor em Poética pela UFRJ, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Acre, atuando no PPGLI - Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade e no Mestrado Profisssional em Letras (UFAC).

Docente lotado no Centro de Educação, Letras e Artes - CELA - UFAC

Membro Titular da Academia Literária Lima Barreto

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Ribeiro, J. C. S. (2015). Redimensões do/no texto poético: redes, mídias e transmídias literárias. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/328

Edição

Seção

Artigos