NARCOTRÁFICO NA TELA: FICÇÕES SERIADAS BRASILEIRAS E A MARGINALIDADE REPRESENTADA
Palavras-chave:
audiovisual; ficção; séries; seriados; representação.Resumo
O presente ensaio discute a representação do narcotráfico e as estratégias narrativas de duas obras audiovisuais seriadas ficcionais brasileiras: Irmandade (Pedro Morelli, 2018) veiculada pelo canal por assinatura Fox Premium e Impuros (Alexandre Fraga, 2019), veiculada pelo sistema de streaming Netflix. Este estudo explora sobretudo os conceitos de série e seriado, apontando para elementos narrativos e de linguagem audiovisual empregados nas obras e discorre sobre representações étnicas da marginalidade e do narcotráfico, fazendo uso da análise de sentidos, análise de conteúdo e análise fílmica (PENAFRIA, 2010). Finalmente, o artigo reforça pontos contextuais que favorecem a produção audiovisual seriada, sugerindo um incremento mercadológico a partir desse tipo de obra e, ao mesmo tempo, questiona os enquadramentos e estereotipações sobre a negritude brasileira nas duas obras ficcionais.
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