ELEMENTAR, MINHA CARA WATSON: A MENTE SINGULAR DE SHERLOCK HOLMES RETRATADA PELA SÉRIE CONTEMPORÂNEA ELEMENTARY
Palavras-chave:
Série Elementary, Sherlock Homes, Análise Fílmica, Televisão.Resumo
A pesquisa que se apresenta tem como objeto de interesse a escrita fílmica do episódio 17, intitulado “O Caso das Orelhas” (“Ears to You”) da segunda temporada da série Elementary, produzida pela CBS e transmitida no Brasil pelo canal Universal. A série se constitui como um dos remakes contemporâneos das histórias icônicas do detetive Sherlock Holmes. A análise fílmica foi realizada valendo-se de instrumentos como fotogramas, transcrições de diálogos, colocação de sons e cores, a fim de pormenorizar os detalhes da obra como proposto por Jacques Aumont e Michel Marie em “Análise do Filme”. Comparamos este episódio da série e o conto que lhe serviu de inspiração “A Caixa de Papelão” (“The Cardboard Box”), escrito por Arthur Conan Doyle e publicado em As Aventuras de Sherlock Holmes, volume V, em 1893, explorando a intertextualidade feita. Por fim, mostramos como mídias audiovisuais e literárias abordam o método indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, presente na descrição dos raciocínios do detetive em ambas as narrativas, num viés contemporâneo e atual.
Referências
DOHERTY, R. O Caso das Orelhas. In: Elementary, 2012.
DOYLE, A. C. A Caixa de Papelão. In: As Aventuras de Sherlock Holmes. Volume V. São Paulo: Círculo do Livro, 1993.
DOYLE, A. C. Um Estudo em Vermelho. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2011.
LINS, A. No Mundo do Romance Policial. São Paulo, Ministério da Educação e Saúde: Serviço de documentação, 1947. (Cadernos de Cultura).
OLIVEIRA, C. S. A Transgressão do Personagem Detetive nas Séries Televisivas “Elementary” e “CSI – Crime Scene Investigation”. In: Revista GELNE, Natal/RN – Número 2: p. 78-89. Jul.-Dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.