BADA BING! THE SOPRANOS AND QUIXOTIC REALISM

Autores

  • August Braddock San Francisco State University

Palavras-chave:

The Sopranos; Quixotic; DeCavelcante; Byronic Hero

Resumo

Considerada muitas vezes a série de televisão responsável pela segunda era dourada da televisão, The Sopranos pode ser lida como uma narrativa quixotesca. Isso é especialmente verdade no que toca à última temporada da série, em especial a sequência final do final da série, intitulada “Made in America”.  A série inteira não é apenas quixotesca pelo reconhecimento do verdadeiro impacto das famílias mafiosas italo-americanas da costa leste (dos Estados Unidos) nem por anteriores retratos cinematográficos do crime organizado, sendo os mais notáveis a trilogia The Godfather e Goodfellas, mas também por meio de seu herói bironyano, Anthony “Tony” Soprano. Além disso, o final da série de The Sopranos convida a participação do público uma vez que deixa a narrativa em aberto –nenhum membro do público sabe exatamente o que aconteceu com seu  herói byroniano predileto e, como tal, terá de gerar as suas próprias conclusões. Pelo facto de explorar interpretações não-ficcionais e cinematográficas da vida e cultura dos mafiosos, incluindo o herói byroniano como protagonista da série, e pelo facto de convidar os espectadores a “participar” na última série, The Sopranos prova ser uma série dramática, moderno-quixotesca sobre crime organizado.

Referências

“All Due Respect.” The Sopranos, created by David Chase, season 5, episode 13, HBO, 6 June 2004.

“Boca.” The Sopranos, created by David Chase, season 1, episode 9, HBO, 7 Mar. 1999.

COPPOLA, Francis Ford, director. The Godfather Trilogy. Paramount Pictures.

EDGERTON, Gary R. The Sopranos. Detroit: Wayne State UP, 2013. Print. TV Milestones Ser.

“Isabella.” The Sopranos, created by David Chase, season 1, episode 12, HBO, 28 Mar. 1999.

LAVERY, David. This Thing of Ours: Investigating the Sopranos. New York : London: Columbia UP ; Wallflower, 2002. Print.

LAMPE, Klaus. "Made Men: The True Rise-and-fall-story of a New Jersey Mob Family." Trends in Organized Crime 10.2 (2006): 108-09. Web.

“Made in America.” The Sopranos, created by David Chase, season 6, episode 21, HBO, 10 June 2007.

“Pilot.” The Sopranos, created by David Chase, season 1, episode 1, HBO, 10 Jan. 1999.

POLAN, Dana B. The Sopranos. Durham, N.C.: Duke UP, 2009. Print. Console-ing Passions Book Ser.. Spin Offs.

POOLE, Gabriele. "The Byronic Hero, Theatricality and Leadership." The Byron Journal 38.1 (2010): 7-18. Web.

SCORSESE, Martin, director. Goodfellas. HBO, Warner Brothers, 1990, play.hbogo.com/feature/urn:hbo:feature:GW2nosAwYxsNOkQEAAAWG.

The Sopranos. Created by David Chase, HBO, 1999 - 2007.

STEIN, Atara. The Byronic Hero in Film, Fiction, and Television. Carbondale: Southern Illinois UP, 2004. Print.

THORSLEV, Peter Larsen, and THORSLEV, Peter L. The Byronic Hero: Types and Prototypes. Minneapolis: U of Minnesota, 1962. Print.

VAAGE, Margrethe Bruun. The Antihero in American Television. 2015. Routledge Advances in Television Studies ; 3. Web.

VINCENT, Christopher J. Paying Respect to The Sopranos: A Psychosocial Analysis. Jefferson, N.C.: McFarland, 2008. Print.

WILLIAMSON, Marcus. “John Riggi: Leader of the DeCavalcante Crime Family – the Notorious Real-Life Inspiration for 'The Sopranos'.” The Independent, 8 Aug. 2015, www.independent.co.uk/news/obituaries/john-riggi-leader-of-the-decavalcante-crime-family-the-notorious-real-life-inspiration-for-the-10446466.html.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

Braddock, A. (2020). BADA BING! THE SOPRANOS AND QUIXOTIC REALISM. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2671

Edição

Seção

Dossiê - A nova Era Dourada da Televisão: as séries contemporâneas