HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
Resumo
O artigo apresenta uma proposta de trabalho com a leitura a ser desenvolvida nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental, a partir da leitura de História em Quadrinhos, com base no modelo de leitura tutorial, defendido por Bortoni-Ricardo (2010). A leitura tutorial considera o aluno como agente ativo na compreensão do texto, o professor como mediador desse processo, e o texto como uma prática social. Também tomamos como embasamento teórico-metodológico estudos de Soares (1998), Rojo (2009), que promovem discussões a respeito do letramento, dentre outros. Nosso objetivo, a partir dessa proposta, é contribuir com a formação de leitores competentes, com o letramento dos alunos, a partir da utilização de estratégias que facilitem a compreensão leitora do gênero em questão. Para alcançar esse objetivo, escolhemos uma HQ, a partir da qual demonstramos de que maneira a leitura tutorial pode ser aplicada de acordo com os princípios que a norteiam: antes, durante e depois da leitura. Espera-se que, com a aplicação dessa proposta de leitura de História em Quadrinhos, o aluno possa ampliar seu conhecimento sobre esse tipo de texto e compreender as relações envolvidas no gênero em estudo. Busca-se, também, superar as dificuldades encontradas na associação entre linguagem verbal e não-verbal, e ainda, transpor as barreiras que interferem nessa associação. As atividades propostas poderão ser desenvolvidas com alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental e adaptadas de acordo com a(s) necessidade(s) da turma e o(s) objetivo(s) do professor.Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Língua Portuguesa. (ensino de 5ª a 8ª série). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BORTONI-RICARDO, Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.
OLIVEIRA, Thaís de; ANTUNES, Renata. Negligência na mediação do professor no trabalho de Leitura. In: BORTONI-RICARDO,Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editoral, 2009.
SOARES, M. B. Letramento – Um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: CEALE/ Autêntica, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.