GÉNEROS POPULARES E CINEMA TRANSNACIONAL NA EUROPA MEDITERRÂNEA: O CASO DO WESTERN MEDITERRÂNEO
Resumo
Entre meados das décadas de 1950 e 1970, os países da Europa Mediterrânea apostaram numa estratégia de coprodução que permitiu o florescimento de géneros populares como o chamado western spaghetti, através do qual os produtores, argumentistas e realizadores do sul da Europa reinventaram um género que era sinónimo da cultura popular norte-americana e do cinema de Hollywood. Neste artigo analisamos estes filmes, procurando a chave do seu sucesso internacional nas características mediterrâneas que os distinguem da produção norte-americana. PALAVRAS-CHAVE: Western Mediterrâneo; Western Spaghetti; géneros populares; cinema transnacional; Sergio Leone.
Referências
BASCHIERA, Stefano; Di CHIARA, Francesco. Once Upon a Time in Italy: Transnational Features of Genre Production 1960s-1970s. In: O. Hedling; Larsson, M. (eds), Making Movies in Europe: Production, Industry, Policy. Film International, Bristol: Intellectbooks, Vol. VIII, nº. 6, pp. 30-39. 2010.
BAZIN, André. O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte, 1992.
BERGFELDER, Tim. THE NATION VANISHES: European co-productions and popular genre formula in the 1950s and 1960s. In: Mette Hjort; Scott Mackenzie (eds), CINEMA AND NATION; London: Routledge, pp. 131-142. 2000.
BERGFELDER, Tim. International Adventures: German Popular Cinema and European Co-Productions in the 1960s. New York: Berghahn Books. 2005.
BETTS, T. Foreword. In WEISSER, T. Spaghetti Westerns: The Good, the Bad and the Violent: A Comprehensive, Illustrated Filmography of 558 Eurowesterns and Their Personnel, 1961-1977. London: McFarland and Company, pp. xi-xiii, 1992.
BONDANELLA, Peter. A History of Italian Cinema. N.Y: Bloomsbury, 2013.
BUSCOMBE, Edward (edit). The BFI Companion to the Western. London: André Deutch/BFI, 1988.
CARREGA, Jorge. Géneros populares y cine transnacional en la Europa mediterránea: André Hunebelle y el cine de aventuras. ÁMBITOS: REVISTA DE ESTUDIOS DE CIENCIAS SOCIALES Y HUMANIDADES, núm. 38, pp. 13-22. Córdoba: 2017. Disponível em: https://helvia.uco.es/xmlui/handle/10396/16297.
DI CHIARA, Francesco. Peplum, il cinema italiano alle prese col mondo antico. Roma: Donzelli editore, 2016.
ELEFTHERIOTIS, Dimitris. Popular Cinemas of Europe. New York: Continuum, 2001.
ESPAÑA, Rafael De. Breve História del Western Mediterráneo. Barcelona: Glenat, 2002.
FISHER, A. Radical Frontiers in the Spaghetti Western: Politics, Violence and Popular Italian Cinema. London: I.B. Tauris, 2014.
FRAYLING, Christopher. Spaghetti Westerns: Cowboys and Europeans from Karl May to Sergio Leone. London: I.B. Tauris, 1998.
FRAYLING, Christopher. Sergio Leone: Once Upon a time in Italy. London: Thames & Hudson, 2008.
GRANT, Kevin. Any Gun Can Play: The essential guide to euro-westerns. Godalming Surrey: FAB Press, 2011.
HUGHES, Howard. Once upon a time in the Italian west. London: I.B. Tauris, 2006.
JABOUILLE, Victor. O Mediterrâneo Antigo: Unidade e Diversidade. Lisboa: Colibri, 1996.
MANZOLI, Giacomo. Da Ercole a Fantozzi: cinema popolare e società italiana dal boom económico alla neotelevisione (1958-1976). Roma: Carocci editore, 2015.
MIRANDA Suzana Reck. A clássica música das telas: O uso e a formação do tradicional estilo sinfônico. CIBERLEGENDA: Revista do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, 2011. Consultado em 17/08/2014. Disponível em:
http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/368/274
NAVARRO, António José (org.). Euro-Western - Revista Nosferatu nº 41-42. Barcelona: Paidós, 2002.
PUGLIESE, John. THE SOUTHS OF “THE WEST”: GEOCORPOGRAPHICAL ASSEMBLAGES OF PLANTS, COLONIALISM AND RACE IN SERGIO LEONE’S METAFIGURAL SPAGHETTI WESTERNS. Muiraquitã, UFAC, ISSN 2525-5924, v. 5, n. 2, 2017. Consultado em 31/01/2019. Disponível em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/article/view/1569
TEMPLE, Michael; WITT, Michael (edit). The French Cinema Book. London: BFI, 2004.
WAGSTAFF, Christopher. Italian Genre Films in the World Market, in NOWELL-SMITH & RICCI, Hollywood and Europe: economics, culture, national identity 1945-95. London: BFI, pp. 74-85, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.