UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE O CONTO A VENDEDORA DE FÓSFOROS: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA

Autores

Resumo

Este trabalho trata de uma “conversa”, entre professores, a respeito da missão de levarmos, à nossa sala de aula, a infinitude de saberes e sentidos presentes nos livros. Porém, é ciente entre nós, professores de língua portuguesa, o pensamento de que promover o letramento literário ainda é um constante desafio, visto que o trabalho com a palavra exige um esforço, um olhar voltado para o que está sendo dito no texto. Dessa forma, esse trabalho visa apresentar um caminho metodológico para a leitura literária a partir dos subsídios semióticos de Barthes (2007), que retratam os sentidos e a plurissignificação do texto. Partindo das reflexões barthesianas, este artigo propõe uma análise semiológica do conto “A vendedora de fósforos”, com a adaptação de Pedro Bandeira, do texto original de Hans Christian Andersen. No texto, pretende-se identificar como o jogo das palavras constrói pistas para que o leitor adentre aos sentidos e a plurissignificação do texto literário. 

Biografia do Autor

Anne Helen Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, - SEDUC, em Eirunepé -Am e cursa Mestrado em Língua Portuguesa - PROFLETRAS - UFAC. Bolsista da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

Referências

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Publicado

2019-07-09

Como Citar

Vieira, A. H. (2019). UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE O CONTO A VENDEDORA DE FÓSFOROS: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2486

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Artigos