DOIS PESOS E UMA MEDIDA: ÉTICA NA COBERTURA DO NOTICIÁRIO POLICIAL

Autores

  • Gilberto Mendes da Silveira Lobo

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a ética jornalística a partir da divulgação do caso de J. C. S. L., nos sites A Gazeta do Acre, Portal da Amazônia e G1/Acre, que foi apresentado pela polícia civil do Acre como suspeito de abusar sexualmente de uma menina de sete anos de idade, em 5 de março 2013. A aparição do suspeito na imprensa acreana foi um exemplo de falta de apuração e de comprometimento ético dos jornalistas. Os veículos de comunicação aqui estudados divulgaram a notícia a partir exclusivamente das informações contidas no release da Polícia sem checar a veracidade do conteúdo. Como fundamentação, foram estudados autores como Eugênio Bucci, Claude Jean Bertrand, Francisco José Castilho Karam, entre outros.

Biografia do Autor

Gilberto Mendes da Silveira Lobo

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre e mestrando do mestrado em Letras.

Referências

A GAZETA DO ACRE. Polícia prende gari acusado de estuprar criança de sete anos em matagal de Rio Branco. Disponível em: <http://agazetadoacre.com/noticias/policia-prende-gari-acusado-de-estuprar-crianca-de-sete-anos-em-matagal-de-rio-branco/>. Acessado: 15 julho de 2014.

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

BERTRAND, Claude Jean. A deontologia das mídias. Tradução de Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 1999.

FILHO, Ciro Marcondes. A saga dos cães perdidos. 2ª ed., São Paulo:Hacker Editores,

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Código de Ética Jornalística. Disponível em: <http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=1811>. Acessado em: 17 de outubro de 2014.

KARAM, Francisco José Castilho. A Ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004.

GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e Jornalismo: uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

MACHADO, Altino. E agora José?. Disponível em: < http://www.altinomachado.com.br/2013/03/e-agora-jose.html> Acessado em: 12 de jan. de 2015.

MATOS, Salomão. Advogado de gari preso acusado de estuprar menina de 7 anos diz que polícia comete novo engano. <http://www.ac24horas.com/2013/04/03/advogado-de-gari-preso-acusado-de-estuprar-menina-de-7-anos-diz-que-policia-comete-novo-engano/>. Acessado em: 15 de julho de 2014

MOURA, Anne. Homem é espancado, preso e liberado pela polícia no Acre. Disponível em: <http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/homem-e-espancado-preso-e-liberado-pela-policia-no-acre/>. Acessado em: 20 de outubro 2014.

PAULO, Pedro. Entrevista concedida à Gilberto Lobo. Rio Branco, 14 de out. 2014.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.

PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A Apuração da notícia: métodos de investigação na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2010.

RIBEIRO, Veriana. Gari é reconhecido por menina vítima de estupro na capital acreana. Disponível em: <http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/gari-e-reconhecido-por-menina-vitima-de-estupro-na-capital-acreana.html>. Acessado em: 15 de julho de 2014

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Lobo, G. M. da S. (2015). DOIS PESOS E UMA MEDIDA: ÉTICA NA COBERTURA DO NOTICIÁRIO POLICIAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/226

Edição

Seção

Artigos