LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Marcieli Souza de Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

Nos dias atuais, o contato com os gêneros que exploram textos multimodais manifesta-se cotidianamente na vida das pessoas, principalmente dos jovens, por meio dos veículos de comunicação de massa, sejam impressos ou virtuais. Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância de nós, professores de língua portuguesa, considerarmos os textos multimodais, em específico o gênero anúncio publicitário, no processo de leitura e letramento, uma vez que estamos buscando constantemente a formação de pessoas criticamente letradas. Dessa forma, com o intuito de incentivar a leitura e contribuir na formação de leitores críticos, elaboramos uma proposta de intervenção para alunos de 9° ano do Ensino Fundamental da escola Instituto Odilon Pratagi, localizada em Brasileia-AC. Adotamos como estratégia metodológica, os procedimentos de leitura tutorial, de maneira que permita com que o professor na condição de mediador de aprendizagem forneça ao aluno subsídios fundamentais para compreender o texto e pensar de forma crítica a questão social apresentada nos anúncios publicitários. Como suporte teórico e metodológico, fez-se o uso das contribuições de Antunes (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Dionísio (2009; 2011), Kleiman (1995; 2005), Moraes (2002), Rojo (2009), entre outros referenciais.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BORTONI-RICARCO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; Castanheira, Salete Flôres (orgs.). Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, 9°ano: Língua Portuguesa. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

DIAS, Anair Valência Martins; MORAIS, Cláudia Goulart; PIMENTA, Viviane Raposo; SILVA; Walleska (orgs.). Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas. In. ROJO, Roxane Helena Rodrigues; Moura, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 75-94.

DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In. KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.

FIDALGO, Antonio. Da retórica às indústrias da persuasão. In. Ferreira, Ivone; Gonçalves, Gisela (orgs.). As indústrias da persuasão. LabCom Books, 2010. p. 5-24.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs). Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KANASHIRO, Aurea Regina (editora responsável). Projeto Araribá: Português, 9°. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

KLEIMAN, Angela B.. Os significados dos letramentos: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?. Cefiel/Unicamp & MEC, 2005.

MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In: LOPES-ROSSI, M. A. G. (Org.). Gêneros Discursivos no Ensino de Leitura e Produção de Textos. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002, p.75 a 100.

OLIVEIRA, Thaís de; ANTUNES, Renata. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In. BORTONI-RICARCO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 63-79.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; Moura, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Publicado
2018-12-05
Como Citar
Oliveira, M. S. de, & Santos, T. C. dos. (2018). LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2208
Seção
Artigos