INTERAÇÃO, LINGUAGEM E IRONIA NA “CENSURA” DA CAPA DA HQ “CASTANHA DO PARÁ”, NA AMAZÔNIA

Autores

  • Enderson Geraldo de Souza Oliveira Faculdade Estácio do Pará e Universidade Federal do Pará
  • José Carlos Almeida da Rosa Faculdade Estácio do Pará
  • Ângela Márcia Bazzoni Reyer Universidade Federal do Pará

Resumo

Neste ensaio discutimos a polêmica causada a partir da retirada de uma imagem da novela gráfica “Castanha do Pará”, do artista Moura Junior Gidalti, de uma exposição em um shopping de Belém (PA). A obra estampa a capa da coletânea lançada em 2016, vencedora do Prêmio Jabuti, na categoria História em Quadrinhos. A retirada, realizada a pedido da Polícia Militar do Pará, foi considerada censura, principalmente por vários internautas que expressaram sua opinião nas redes sociais, em especial Facebook e Twitter. Tais conteúdos, possíveis de serem analisados pela netnografia, método aqui utilizado, chamam atenção pela utilização da Ironia, estratégia linguística que ajudou a propagar mais ainda a imagem censurada e renovar seu sentido.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

de Souza Oliveira, E. G., Almeida da Rosa, J. C., & Bazzoni Reyer, Ângela M. (2018). INTERAÇÃO, LINGUAGEM E IRONIA NA “CENSURA” DA CAPA DA HQ “CASTANHA DO PARÁ”, NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1892

Edição

Seção

Artigos