MUDANÇAS NOS MODOS DE SE VIVER NAS FLORESTAS DE XAPURI/AC: EXPERIÊNCIAS DE SERINGUEIROS APÓS A CHEGADA DA TELEVISÃO

  • Carlos Estevão Ferreira Castelo UFAC

Resumo

Neste artigo procura-se desenvolver algumas reflexões acerca das mudanças nos modos de vida de moradores de áreas de florestas do Município de Xapuri/AC provocadas pela chegada da luz elétrica e da televisão, a partir do ano de 2005. As reflexões foram construidas a partir de uma pesquisa de maior fôlego, que utilizou como método a História Oral, realizada de forma partilhada com os colaboradores da pesquisa. As duas áreas representativas  pesquisadas foram o Projeto de Assentamento Agroextrativista Cachoeira e a Reserva Extrativista Chico Mendes. A análise e o diálogo com as fontes apontaram para modificações significativas que melhoraram a vida dos sujeitos, mas também trouxeram problemas, riscos e prejuízos.

Referências

ALBUQUERQUE, Gerson R. Trabalhadores do Muru, o rio das cigarras. EDUFAC: Rio Branco, 2005.

BOM MEIHY, Jose Carlos Sebe. Manual de História Oral. São Paulo. Edições Loyola, São Paulo, 1996.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe & HOLANDA F. História Oral: Como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

CASTRO BARBOSA, Xenia. Experiências de Moradia: história oral de vida familiar. Dissertação (Mestrado em História Social). São Paulo: USP, 2009.

GALVÃO, Eduardo. Santos e Visagens. Brasiliana. São Paulo, 1976.

LOWY, Michael. A Escola de Frankfurt e a modernidade: Benjamin e Habermas. Novos Estudos CEBRAP Nº. 32, Março de 1992.

MARTINS, José de Souza, Capitalismo e Tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo. Pioneira, 1975.

SANTOS, Nilson. Seringueiros da Amazônia: sobreviventes da fartura. Tese (Doutorado em Historia Social). São Paulo. USP, 2002.

TUCKER, C. Sociedade excitada. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

Publicado
2015-06-12
Como Citar
Castelo, C. E. F. (2015). MUDANÇAS NOS MODOS DE SE VIVER NAS FLORESTAS DE XAPURI/AC: EXPERIÊNCIAS DE SERINGUEIROS APÓS A CHEGADA DA TELEVISÃO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/186
Seção
Artigos