IMPRENSA ACREANA: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO JORNAL A TRIBUNA PARA O JORNALISMO DO ACRE

Autores

  • Tatyana Sá de Lima Universidade Federal do Acre

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um breve estudo sobre a história de um dos jornais impressos mais importantes do Acre: o jornal A Tribuna. Criado em um momento de grandes tensões políticas, este periódico surgiu com a proposta de informar seus leitores, através de matérias bem elaboradas, por vezes bem extensas. Um grupo de profissionais experientes do jornalismo acreano fez parte da equipe que compôs as primeiras edições, entre eles o jornalista José Chalub Leite. A pesquisa fez um passeio ao longo dos anos de existência do jornal, mostrando como o periódico acompanhou fatos marcantes da história acreana e o que mudou na sua estrutura com a chegada do século XXI. Um breve histórico do surgimento do jornalismo no mundo, a chegada da imprensa no Brasil e alguns principais fatos do jornalismo impresso acreano, antecedem o estudo sobre a história do jornal A Tribuna, fundado em 1993 e sobrevivente da difícil época que os jornais escritos passam nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Tatyana Sá de Lima, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Especialista em Comunicação e Jornalismo pela Uniara e em Metodologia do Ensino Superior pela Uninorte. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Ufac.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

Lima, T. S. de. (2014). IMPRENSA ACREANA: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO JORNAL A TRIBUNA PARA O JORNALISMO DO ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/17

Edição

Seção

Monografias/Dissertações/Teses