ENSINO PÚBLICO, CIBERCULTURA E EDUCOMUNICAÇÃO: O PROJETO “TÔ LIGADO!” E A TRANSFORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA EM BELÉM DO PARÁ
Resumo
O Projeto “Tô Ligado!” implantado em uma escola da rede estadual de ensino público da região metropolitana de Belém do Pará, Amazônia, objetiva ampliar a capacidade de expressão e o espírito crítico dos alunos, fortalecendo o ecossistema comunicativo através da educomunicação, eu utiliza de modo criativo as tecnologias e a cibercultura dentro da sala de aula. No estudo de caso discutido neste artigo, a educomunicação é também compreendida como ferramenta de aproximação do estudante com a escola pública no ciberespaço, que possibilita pensá-la como um dispositivo capaz de criar uma maneira política de apropriação do discurso dos alunos e aproximá-los da cadeia de comunicação de forma cidadã e responsável. Propondo um diálogo interdisciplinar entre Comunicação e Educação, durante a pesquisa foi realizada ainda a aplicação de questionários para quantificar e qualificar a participação dos discentes no mundo digital, incentivando os mesmos a se observarem também como atores sociais fundamentais no processo educomunicativo e de estabelecimento da cidadania.Referências
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