ENSINO PÚBLICO, CIBERCULTURA E EDUCOMUNICAÇÃO: O PROJETO “TÔ LIGADO!” E A TRANSFORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Ana Karoline Oliveira Figueiredo Estácio do Pará
  • Enderson Geraldo De Souza Oliveira Estácio do Pará

Resumo

O Projeto “Tô Ligado!” implantado em uma escola da rede estadual de ensino público da região metropolitana de Belém do Pará, Amazônia, objetiva ampliar a capacidade de expressão e o espírito crítico dos alunos, fortalecendo o ecossistema comunicativo através da educomunicação, eu utiliza de modo criativo as tecnologias e a cibercultura dentro da sala de aula. No estudo de caso discutido neste artigo, a educomunicação é também compreendida como ferramenta de aproximação do estudante com a escola pública no ciberespaço, que possibilita pensá-la como um dispositivo capaz de criar uma maneira política de apropriação do discurso dos alunos e aproximá-los da cadeia de comunicação de forma cidadã e responsável. Propondo um diálogo interdisciplinar entre Comunicação e Educação, durante a pesquisa foi realizada ainda a aplicação de questionários para quantificar e qualificar a participação dos discentes no mundo digital, incentivando os mesmos a se observarem também como atores sociais fundamentais no processo educomunicativo e de estabelecimento da cidadania.

Biografia do Autor

Ana Karoline Oliveira Figueiredo, Estácio do Pará

Graduanda de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e propaganda e bolsista do Pibic da Estácio do Pará

Enderson Geraldo De Souza Oliveira, Estácio do Pará

Jornalista, mestre em Antropologia, professor na Estácio FAP e coordenador da Linha de Pesquisa “Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade”, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Estácio FAP

Referências

“A Educação na Era Digital” – entrevista de Martha Gabriel para Gestão Educacional. Martha Gabriel. Disponivél em site: <https://www.martha.com.br/a-educacao-na-era-digital-entrevista-de-martha-gabriel-para-gestao-educacional/> Acesso 24/09/17.

CARDOSO, João Batista; SANTOS, Roberto; VARGAS, Herom. “Inovações na linguagem e na cultura midiática”. In: VARGAS, Herom; CARDOSO, João Batista; SANTOS, Roberto. Mutações da Cultura Midiática. São Paulo: Paulinas, 2009.

DUARTE, Márcia. Estudo de caso. In: BARROS, A. e DUARTE, J. (orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p.215-235.

Educomunicação: o que é isso?. Gazeta do povo. Disponível em Site: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/educomunicacao-o-que-e-isso/> acesso em 26/09/17

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. - São Paulo :Aleph, 2009. p. 136

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

MARTINS, Thiago. Marketing sem gravata. Estudo mundial levanta os dados da internet no Brasil e no mundo, descubra as principais redes sociais e comportamento de compras online dos usuários. Disponível em Site < http://marketingsemgravata.com.br/site/2017/04/17/dados-da-internet-2017-brasil-redes-sociais/> Acesso em 19/09/17

MARTÍN-BARBERO , Jesus. La educación desde la comunicación. Buenos Aires:

Grupo Editorial Norma, 2002.

SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século XXI. In: PRADO, J. L. A. (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hackers Editores, 2002.

SCHAUN, Â. Educomunicação: Reflexões e Princípios. 1ª ed., Rio de Janeiro: MAUAD Editora, 2002.

SOARES, Ismar. Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato, Brasília, Ano 1, n. 1,jan/mar, 1999.

VOLPI, M.; PALAZZO, L. (org). Mudando sua escola, Mudando sua comunidade,

Melhorando o Mundo! Brasília, Unicef, 2010

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Figueiredo, A. K. O., & Oliveira, E. G. D. S. (2017). ENSINO PÚBLICO, CIBERCULTURA E EDUCOMUNICAÇÃO: O PROJETO “TÔ LIGADO!” E A TRANSFORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA EM BELÉM DO PARÁ. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1534

Edição

Seção

Artigos