ALFABETIZAR LETRANDO: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DA CANTIGA DE RODA

Autores

  • Andréia Cosme de Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

O presente artigo consiste numa reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização e letramento, buscando esclarecer as diferenças entre os dois processos e qual a relação que existe entre eles. Objetiva, também, contribuir com o trabalho do professor alfabetizador e demais profissionais da área da educação, no sentido de promover o ensino da leitura e da escrita voltado para as práticas sociais. Nesse sentido, tomamos como base autores como Magda Soares e Angela Kleiman, as quais discutem e analisam os referidos conceitos, no intuito de enfatizar a importância de unir os dois processos em busca de se obter resultados positivos na alfabetização, principalmente de crianças, reconhecendo a função social da linguagem. A partir da discussão apresentada por esses autores, sugerimos uma proposta de atividade, baseada na ideia de que as atividades de alfabetização e letramento devem ser desenvolvidas de forma integrada, e não de forma dissociada, como costumam fazer os professores tradicionais. É importante reconhecer a necessidade de promover a conciliação entre essas duas dimensões da aprendizagem da língua escrita. Para isso, é preciso que as práticas de alfabetização e letramento realizadas em sala de aula sejam planejadas de forma que as crianças interajam na cultura escrita e participem de experiências variadas com a leitura e a escrita. E também que elas possam ter acesso aos mais diferentes tipos e gêneros de textos, para que possam compreender a função social de cada um deles.

Palavras-chave: Letramento; Alfabetização; Prática Social; Leitura; Escrita.

Biografia do Autor

Andréia Cosme de Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Sou formada em Letras Vernáculas pela UFAC.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella M.; MACHADO, Veruska R.; CASTANHEIRA, Salete F. Formação do professor como agente letrador. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

KLEIMAN, Angela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, UNICAMP/MEC, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2015.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, 2004. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: julho/2015.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: julho/2015.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

de Oliveira, A. C. (2017). ALFABETIZAR LETRANDO: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DA CANTIGA DE RODA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1533

Edição

Seção

Artigos