A BANCA DA CIÊNCIA NOS TRILHOS: UMA PROPOSTA DE DIFUSÃO DIALÓGICA DA CIÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE TREM DE SÃO PAULO
Resumo
O projeto Banca da Ciência é uma iniciativa entre a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo e o Instituto Federal de São Paulo que objetiva a divulgação científica por meio de estudos culturais e experimentação de baixo custo, atraindo a atenção de públicos diversos por meio da interação lúdica em ambientes diversos. As interações abaixo citadas ocorreram em diferentes estações de trem da capital paulista, e por meio de um diário de bordo e de entrevistas orais não estruturadas a interação entre público e experimentos foi mediada. O caráter lúdico e interativo da exposição, traz a tona a importância da inserção da Ciência na esfera de conhecimentos pessoais do indivíduo. A mesma, que apresenta-se por muitas vezes técnica e de difícil acesso, torna-se atrativa quando inserida no contexto social e cultural do indivíduo.
Referências
Capítulos de livros:
NELSON, Cary.; TREICHLER, Paula. A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In:. SILVA, Tomaz, T. da. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Livros:
BUENO, W. C. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Espaço Social e Gênese das Classes. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Docência em Formação. Ensino Médio).
MATTELART, Armand.; NEVEU, Érik.; Introdução aos estudos culturais. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2004
VYGOTSKY, Lev S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 2001
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Livros em meio eletrônico:
Monografias/Dissertações/Teses:
LIMA, Guilherme da S. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
MIGUES, Eliane. O Museu Vai à Praia: análise de uma ação educativa à luz da Alfabetização Científica. Dissertação (Mestrado) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
SILVA, Cristiane o. da. Pedagogia, Cultura e Mídia: articulações em Educação Científica. Dissertação (Mestrado) Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.
Periódicos:
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. p.396-404. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639>. Acesso em: 26 nov.2016.
FERREIRA, José R.; SOARES, Marcus Soares; OLIVEIRA, Miguel de. Ciência Móvel: Um Museu de Ciências Itinerante. X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad” San José, Costa Rica, 9 al 11 de mayo, 2007. Disponível em: <http://www.cientec.or.cr/pop/2007/BR-JoseRibamar.pdf>. Acesso em: 09 jan.2017.
GASPAR, Alberto. O ensino informal de ciências: de sua viabilidade e Interação com o ensino formal à concepção de um Centro de Ciências. Cad.Cat.Ens.Fis.,Florianópolis, v.9,n.2: p.157-163, ago.1992. p.157-163.
JACOBUCCI, Daniela F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a Formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, V. 7, nº 01, 2008. p.55-66. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390>. Acesso em: 09 jan.2017.
ROCHA, Jessica N. A divulgação científica na malha rodoviária. Cienc. Cult. vol.67 no.2 São Paulo Apr./June 2015. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252015000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 jan.2017.
ZEIDLER, Dana L.; SADLER, Troy D.; SIMMONS, Michael L; HOWES, Elaine V.; Beyond STS: A Research-Based Framework for Socioscientific Issues Education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357–377, May 2005.
Projetos:
GOMES, Emerson F.; SANTOS, Emerson I. dos; PIASSI, Luís Paulo de C.; VIEIRA, Rui M. de B. Banca da Ciência promovendo a igualdade de gênero nas ciências físicas, matemáticas e suas tecnologias. Chamada MCTIC/CNPQ nº 02/2017 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017.
PIASSI, Luís P. C. Banca Da Ciência – Nosso Futuro com os Robôs, o Espaço e o Meio Ambiente. Intervenções Não-Formais de Comunicação Crítica da Ciência. Projeto de Pesquisa submetido ao Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP. São Paulo, 2016a.
PIASSI, Luís P. C. Banca da ciência - difusão dialógica da ciência na primeira infância e na pré-adolescência. Projeto de pesquisa submetido ao CNPq. Produtividade em Pesquisa - PQ – 2016 – Divulgação Científica. São Paulo, 2016b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.