NARRATIVAS JORNALÍSTICO-LITERÁRIAS: ENCONTROS E DESENCONTROS

Autores

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Universidade Federal do Acre (UFAC).

Resumo

O artigo intitulado Narrativas jornalístico-literárias: encontros e desencontros pretende analisar as inter-relações entre fato e ficção na imprensa e na prática literária entre os séculos XVIII e XIX. O estudo parte de textos centrais das áreas de teoria literária e estudos jornalísticos, presentes nas obras de Hayden White, Peter Gay, Lloyd Kramer e Ian Watt, com a finalidade de traçar pontos de encontros, tangência e de atrito entre a narrativa literária, histórica e jornalística. Com o trabalho, pretende-se alcançar uma melhor compreensão acerca dos mecanismos ficcionais que sustentam e aproximam os discursos jornalísticos e literários.

 PALAVRAS-CHAVE: História; Jornalismo; Literatura.

Biografia do Autor

Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Universidade Federal do Acre (UFAC).

Possui Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). Atualmente é professor efetivo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre e Assessor de Comunicação da Universidade Federal do Acre (UFAC). Atua principalmente na área de Redação Jornalística, Assessoria de Comunicação e Jornalismo Literário.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Queirós, F. A. T. (2014). NARRATIVAS JORNALÍSTICO-LITERÁRIAS: ENCONTROS E DESENCONTROS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/14

Edição

Seção

Artigos