INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E ALTERAÇÃO DA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Valda Inês Fontenele Pessoa Universidade Federal do Acre/Centro de Educação, Letras e Artes

Resumo

Resumo: Este artigo analisa os resultados de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2017, tendo como foco central o trabalho docente.  O objetivo foi analisar até que ponto as novas demandas acrescidas às funções docentes das séries iniciais resultam em mal-estar e alteração da saúde do professor, chegando ao afastamento das atividades laborais. O período de 2013-2015 foi selecionada para a coleta das informações no acervo documental de dez escolas públicas do município de Rio Branco – Acre. Os aportes teóricos foram as discussões realizadas pelo(a)s brasileiro(a)s como, Assunção e Oliveira (2009); Gasparine, Barreto e Assunção (2005); Codo e Vasques-Menezes (1999) e os europeus Esteve (1992 e 1999) e DEJOURS (1992). O critério para selecionar as escolas foi o de congregar um maior número de turmas e de professores e assim, foram definidas dez escolas para a realização da pesquisa. Cinco bolsistas de iniciação científica coletaram as informações. Identificados os CID constantes do atestado médico, passaram a classifica-los, explicitando a nomenclatura da doença. Após essa fase, o campo da pesquisa foi reduzido para duas escolas, tornando possível a observação e entrevistas com dezesseis professoras.  Constatou-se que as demandas acrescidas às funções docentes de professoras das séries iniciais, juntamente com a desvalorização econômica e a ausência de prestígio têm gerado a intensificação do trabalho, mal-estar, ora com proximidade a relatos que explicitam a síndrome de Burnout, ora como estresse continuado que desagua na alteração da saúde, resultando no afastamento das atividades laborais.  

Palavras-chave: Intensificação do trabalho; Mal-estar; Adoecimento.

 

Biografia do Autor

Valda Inês Fontenele Pessoa, Universidade Federal do Acre/Centro de Educação, Letras e Artes

Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP; Mestre em Educação - Unicamp; Professora Associada do Centro de Educação, Letras e Artes.

Referências

ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas-SP, v. 30, n. 107, p. 349-372, 2009.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722002000100005&lang=pt> Acesso em: 15 de jul de 2017.

CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. O que é burnout? In. CODO, Wanderley (Coord.). Educação: carinho e trabalho – Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis-RJ, Vozes, 1999.

CODO, Wanderley (Coord.). Educação: carinho e trabalho – Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis-RJ, Vozes, 1999.

DEJOURS. C. A Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1992.

ESTEVE, José M. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. Bauru-SP, EDUSC, 1999.

ESTEVE, José M. O mal-estar docente. Lisboa, Escher/Fim de século edições, 1992.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/agosto, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Pessoa, V. I. F. (2017). INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E ALTERAÇÃO DA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1317

Edição

Seção

Artigos