FEMINISMO NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DAS HOSTILIDADES SOFRIDAS PELAS FEMINISTAS DOLORES ARONOVICH E MADGE PORTO
Resumo
Este artigo desenvolvido durante a disciplina de Análise da Realidade Brasileira, do curso de Comunicação Social/Jornalismo, objetiva analisar a utilização das redes sociais no processo de divulgação e debate do movimento feminista, cujos desdobramentos relacionam-se às situações hostis e vexatórias sofridas por aquelas que se autodenominam militantes da causa. Serão objetos de análise dois casos verificados nas redes sociais: um divulgado nacionalmente, ocorrido com Dolores Aronovich, autora de um blog feminista chamado “Escreva, Lola, Escreva” e o segundo que se sucedeu em âmbito regional com a professora universitária acreana, Madge Porto. Para fundamentar a análise, o estudo ancora-se nos pressupostos dos autores Rubens Figueiredo, Céli Regina Pinto, Fábio Malini; Henrique Antoun e Luís Mauro Sá Martino.
Palavras-chave: Mulheres; Movimento Feminista; Redes Sociais.
Referências
FIGUEIREDO, Rubens. Junho de 2013: A Sociedade enfrenta o Estado. A “espiral do silêncio” e a escalada da insatisfação. São Paulo: Summus Editorial, 2014.
PORTO, Madge. Entrevista concedida a Antoniete Buriti. Rio Branco, 10 abr. 2017.
MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. @internet e #rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Rio Grande do Sul: Editora Sulina, 2013.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: Linguagens, ambientes e redes. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
SANTOS, Nícia de Oliveira; BARROS, Jordana Fonseca. O movimento feminista no Facebook: uma análise das páginas Moça, você é machista e Feminismo sem demagogia. Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais. Maranhão, dez, 2015. Disponível em: <http://www.labcomdata.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SantosNdeOBarrosJFPaper.pdf>. Data de acesso: 10 abr. 2017.
PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, História e Poder. Revista de Sociologia e Política. Rio de Janeiro, v. 18, nº 36: 15-23 jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v18n36/03.pdf>. Data do acesso: 10 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.