TELEJORNAIS E SITES DE REDES SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE PÚBLICO E TELEJORNAL, NA FANPAGE DO HORA 1

Autores

  • Rosane Martins de Jesus Universidade Estadual do Piauí Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Nos sites de redes sociais, o público interage discursivamente com o telejornal, por meio das listas de comentários. Com o propósito de investigar que relações o público estabelece com o telejornal, nesses espaços, realizamos um estudo exploratório, a partir da observação das listas de comentários do telejornal Hora 1(TV Globo), no site Facebook, entre os dias 13 e 17 de junho de 2016. Ao final do estudo, pudemos inferir que: 1) o público interage com o telejornal, no âmbito de uma pseudointeração, tendo em vista que o telejornal, não se apresenta discursivamente nas listas de comentários; 2) os discursos das listas de comentários apresentam-se ora como síncronos ora de forma assíncrona; 3) Nesses espaços, os participantes não só se constituem como audiência, mas principalmente como fãs, tanto do telejornal, quanto dos apresentadores.

Biografia do Autor

Rosane Martins de Jesus, Universidade Estadual do Piauí Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Assistente do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí. Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Referências

CAJAZEIRA, Paulo Lins. A audiência convergida do telejornalismo nas Redes Sociais. Revista de Estudos da Comunicação. Curitiba, vol. 15, n.37, p.119-136, maio-ago. 2014. Disponível em: < www2.pucpr.br/reol/index.php/comunicacao?dd99=pdf&dd1=14576> Acesso em: 04 maio 2016.

CARRERA, Fernanda. O imperativo da felicidade em sites de Redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Revista Eptic Online. Vol.16 n.1, p.33-44, jan-abr 2014. Disponível em: < www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/download/1857/1639 > Acesso em: 12 maio 2016.

FINGER, Cristiane. Telejornalismo Mobile: um estudo sobre a recepção das noticias no celular pelo público adultos/idosos. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v.12, n.34, p. 30-45, maio/agosto 2015. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/877/pdf_65 Acesso em: 02 maio 2016.

______; CANNATA, Fábio. Uma nova forma de ver na Tv no sofá ou em qualquer lugar. Revista FAMECOS. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 373-389, maio/agosto 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12320 Acesso em: 03 maio 2016.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Hora 1. Memória Globo. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/hora-um-da-noticia/hora-um-da-noticia-implantacao.htm>. Acesso em 07 jul 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar e comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Revista Verso e Reverso, vol. XXVIII, n.68, p.114-124, maio-agosto 2014. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06>Acesso em:14 maio 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Martins de Jesus, R. (2017). TELEJORNAIS E SITES DE REDES SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE PÚBLICO E TELEJORNAL, NA FANPAGE DO HORA 1. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1217

Edição

Seção

Artigos